Em Lucas: secretario alerta sobre a proibição das queimadas urbanas

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

queimada

Com o fim do período chuvoso a prefeitura de Lucas do Rio Verde-MT por meio da Secretaria de Meio Ambiente alerta a população quanto aos riscos das queimadas urbanas, que por sinal são proibidas durante todo o ano no perímetro urbano.

Além de contribuir para a poluição do ar, que nesse período além de mais seco, fica ainda mais prejudicial à saúde devido à concentração de fumaça as queimadas urbana traz uma série de riscos, comentou o Secretário de Meio Ambiente, Márcio Albieri.

“A umidade relativa do ar abaixa bastante nesse período de seca, trazendo malefícios demais para a saúde de nossas crianças e idosos com problemas respiratórios”, salientou Albieri.

“Nesse período é comum, infelizmente as pessoas queimarem folhas secas e isso pode, além de contribuir para a poluição do ambiente, gerar incêndio de grandes proporções com faíscas que migram de um lugar para outro, como já tivemos no passado esse tipo de situação”, reforçou.

[Continua depois da Publicidade]

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente estarão fiscalizando possíveis queimadas urbanas e o responsável será penalizado, correndo o risco de pagar multas.

“Não vamos tolerar queimadas no perímetro urbano. Quando tiver folhas no quintal, coloquem em sacos de lixo e coloque na frente da residência que o pessoal da limpeza urbana irá fazer o recolhimento. A pessoa que for pega fazendo queimada urbana vai levar multa e responder por crime ambienta”, finalizou Márcio Albieri.

A Secretaria conta com apoio da população para denunciar possíveis focos de incêndio urbano. Para tanto basta ligar para o telefone (65) 3549-7171 ou até mesmo para o Corpo de Bombeiros, via 193.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.