Inscrições para o Conselho Tutelar estão abertas em Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

MT Lucas do Rio Verde scaled

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 28 de maio
Estão abertas a partir de hoje (15) as inscrições para o processo seletivo que irá eleger os novos membros do Conselho Tutelar de Lucas do Rio Verde-MT. Estão disponíveis cinco vagas para titular e outras cinco para suplência.

“As inscrições serão realizadas até o próximo dia 28 na Casa dos Conselhos (Avenida São Paulo, no bairro Alvorada) onde o candidato deve vir em horário de expediente de segunda a sexta-feira, ou seja, das 07h00 as 11h00 e das 13h00 as 17h00”, comentou Márcia Braga, Secretária Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

Para participar do processo, o candidato, ao contrário dos processos anteriores, a partir de agora deverá ter ensino superior completo e reconhecido pelo MEC; possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH); não ter sido destituído de funções públicas nos últimos cinco anos; não possuir antecedentes criminais, entre outros requisitos que estão disponíveis no edital.“Maiores dúvidas em relação ao edital, o candidato pode procurar a Casa dos Conselhos, onde estaremos à disposição para sanar todos os questionamentos”, salientou Marcia.

O processo seletivo consiste nas seguintes etapas: “os candidatos fazem a inscrição onde apresentará toda documentação necessária, onde em seguida terá o deferimento ou de sua inscrição; logo depois os candidatos passarão por uma prova de conhecimento específico – Linga Portuguesa, Redação e Conhecimento do Estatuto da Criança e Adolescente (a aplicação do teste ficará a cargo da Ordem dos Advogados do Brasil). Os aprovados nesse processo passarão por uma avaliação psicológica e por fim, os aprovados nesse processo serão eleitos pela população, através de votação, que acontecerá no dia 06 de outubro de 2019 no horário das 08h às 17h em local ainda a ser definido”, acrescentou Braga.

[Continua depois da Publicidade]

Os eleitos passarão por curso de capacitação de 80 horas para somente no ano de 2020 poder assumir a vaga de Conselheiro Tutelar.

O salário base do Conselheiro Tutelar em Lucas do Rio Verde é de R$ 1.950,00 para 40 horas semanais. O valor poderá ser acrescido de 50% até 90% devido aos plantões, mediante gratificação. “Hoje os Conselheiros recebem 50% de gratificação a mais no salário base. Nosso próximo passo enquanto CMDCA é pedir a revisão dessa gratificação, tendo em vista que a partir de agora é exigido o nível superior. Antes não tínhamos como pedir essa revisão salarial devido ao ensino médio”, finalizou Braga.

CONFIRA O EDITAL COMPLETO (CLIQUE AQUI)