As universidades federais organizam uma paralisação em todo o Brasil nesta quarta-feira.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) convocou o protesto em resposta aos cortes orçamentários realizados em universidades e institutos federais, e anunciou a realização de assembleias e atos “em salas de aula de todo o país”.

A paralisação é para acontecer nesta quarta-feira (15) em diversas capitais e em algumas cidades do interior. Em Cuiabá manifestação ocorrerá na Praça Alencastro, às 14h. Várias escolas da rede pública de Lucas do Rio Verde-MT estarão aderindo à paralisação, entre elas: as escolas estaduais Dom Bosco; Luiz Carlos Ceconello e Márcio Schabatt e IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). Também devem paralisar as aulas as escolas da rede municipal Olavo Bilac e Caminho Para o Futuro.

Universitários, pós-graduandos, professores e trabalhadores da educação vão ocupar ruas e salas de aula em todos os estados da federação contra os cortes de 30% nas instituições federais, ataques à política de cotas e PNAES.

Para a UNE o governo usa o corte no setor como moeda de troca para aprovar a Reforma da Previdência, assim como transformou o MEC em uma verdadeira máquina ideológica de perseguição. A entidade também afirma que já é possível considerar que esse é o momento com mais ataques à educação na história da recente democracia brasileira.

 



No final do mês de abril, o Ministério da Educação (MEC) anunciou um corte de 30% no orçamento das universidades federais .

 

 

Escolas de Lucas do Rio Verde paralisam atividades nessa quarta-feira (15)

Ministro da Educação terá que explicar hoje em plenário cortes nas universidades