Ginecologista do Mato Grosso Saúde alerta sobre cuidados com a saúde das gestantes

Celebrado anualmente no segundo domingo de maio, o Dia das Mães, para o Mato Grosso Saúde, é um momento de alerta aos cuidados da saúde dessas mulheres gestantes, bem como dos seus filhos.

Fonte: CenárioMT

Médica do MT Saúde
Dra. Karin Norma Rubio Machado de Souza é credenciada ao Mato Grosso Saúde e atende os beneficiários do Plano na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde. - Foto por: Assessoria

O momento de homenagear aquelas que têm o dom fazer florescer a vida está chegando: o Dia das Mães, comemorado nacionalmente neste domingo (12). Para celebrar essa grande etapa na vida de uma mulher, o Mato Grosso Saúde traz algumas orientações sobre a maternidade.

Com a ascensão da mulher moderna na sociedades, que atua em importantes papéis do cotidiano, o de ser mãe, sem dúvidas, é o mais importante. E conciliar as horas de jornada de trabalho com as de maternidade deve demanda atenção à saúde, tanto da mãe, quanto dos filhos.

Para a médica ginecologista, Karin Norma Rubio Machado de Souza, a mulher precisa separar um momento da sua rotina para a realização dos exames preventivos, e salienta a importância da vacinação.

“A mulher deve manter o calendário de vacinação em dia durante o ‘climatério’ (do início da menstruação até o início da menopausa) para se proteger de doenças infecciosas graves, sobretudo de origem no trato respiratório; para reduzir a propensão e o risco de quadros infecciosos graves, a exemplo da infecção pelo HPV e o câncer de colo do útero; prevenir a descompensação de doenças crônicas de base causada por doenças infecciosas como a diabetes mellitus; e para melhorar a qualidade e expectativa de vida.

[Continua depois da Publicidade]

Saúde da gestante 

Para a beneficiária do Mato Grosso Saúde, Leidiene Filsinger, que está em sua terceira gestação e esperando a Aura Helena, cita a importância do acompanhamento médico neste momento, pois passou por algumas intercorrências no início da gravidez, e teve todo o atendimento pelo Plano e dos prestadores de saúde conveniados.

“Essa é a minha segunda gestação sendo beneficiária do Mato Grosso Saúde, e é muito importante o acompanhamento médico mais próximo da gente nesse período, pois passei por alguns problemas no início da minha gestação, e o médico foi rápido em diagnosticar a situação para prescrever o melhor tratamento”, disse Leidiene.

Para a ginecologista, Dr. Karin Norma, o acompanhamento da gestante tem como objetivos estabelecer o estado nutricional, atender às necessidades nutricionais da mãe, identificar fatores de risco, possibilitar interferências terapêuticas e profiláticas no sentido de corrigir distorções, planejar a educação nutricional, providenciando reservas calóricas.

“O estado nutricional materno tem grande impacto sobre o crescimento e desenvolvimento fetal, pois o período gestacional é uma fase em que as necessidades nutricionais são elevadas, decorrentes de ajustes fisiológicos da gestação”, alerta o ginecologista.

Exercícios durante a gestação

Na ausência de contra-indicações, a gestante deve ser encorajada pelo seu médico obstetra a iniciar ou a dar continuidade a um programa de exercícios. A Dr. Karin informa que a prática regular e moderada de atividades aeróbicas é considerada segura, tanto para o bebê quanto para a gestante, desde  que seguidas as recomendações de frequência e intensidade da atividade física para cada gestante.

“Entre os benefícios da atividade física na gestação, é importante citar a diminuição de complicações obstétricas, menor ganho de peso, maior facilidade em retornar ao peso pré-gestacional, diminuição do risco de desenvolvimento de diabetes gestacional e hipertensão arterial, menor incidência de desconfortos gerados pela gravidez, entre outros”, informou.

A ginecologista, Dra. Karin Norma Rubio Machado de Souza é credenciada ao Mato Grosso Saúde e atende os beneficiários do Plano na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, em Várzea Grande.

Para conferir esse e os demais especialistas conveniados ao Mato Grosso Saúde, acesse o site (www.matogrossosaude.mt.gov.br), ou o Aplicativo MT Cidadão, disponível para Android e iOS. Lá está disponível toda o Guia Médico.

[Continua depois da Publicidade]

de6e96bc 1df4 5d19 ea8a 38c21e050756?t=1557524823656

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.