Chuvas de maio já superam a média em Cuiabá; rajadas de vento chegam a 74 km/h

Fonte: OLHAR DIRETO

8e8f55ec3df360a5bb2e15c8391c24f9

As chuvas que caíram nestes primeiros dias de maio já superaram a média esperada para o mês inteiro. Na tarde da última quarta-feira (8), por exemplo, houve uma tempestade com rajadas de vento que chegaram a 74 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41 mm de chuva. Isto representa quase toda a chuva normal para o mês, já que a média é de aproximadamente 50 mm.

​O total de chuva acumulado em nove dias foi de 84,2 mm, o que já faz de maio de 2019 o maio mais chuvoso em Cuiabá desde 2015, quando choveu 96,7 mm em 31 dias. Conforme o Clima Tempo, a climatologia do Centro-Oeste mostra que maio é um mês do período normal de seca desta Região, mas este ano está diferente. O tempo ainda não secou e as pancadas de chuva continuam ocorrendo em todos os estados. Os primeiros cinco dias de maio foram com temporais de verão, o que garantiu quantidades de chuva fora do comum para este mês.

Consequências

O Corpo de Bombeiros informou que durante a chuva de quarta-feira foram registradas 40 ocorrências de árvores que caíram sobre muros, carros e vias públicas. Os bairros com mais ocorrências foram: Grande Terceiro, Jardim Itália, Centro Sul, Bosque da Saúde, Porto, Nova Várzea Grande, Morada dos Nobres, Coophamil, Lixeira e Cidade Alta.

[Continua depois da Publicidade]
Mais chuva até o fim de maio

Maio vai continuar com condições meteorológicas atípicas. Pelo menos até o dia 24, as pancadas de chuva ainda vão ocorrer com certa regularidade, mas intercaladas com períodos de alguns dias secos. Embora a chuva não seja generalizada, o risco de pancadas moderadas a fortes ainda é moderado a alto.

As condições para chuva por todo o Centro-Oeste aumentam a partir do fim de semana, 11 e 12 de maio, quando uma grande frente fria começa avançar sobre o Brasil. Esta frente fria começa a influenciar a fronteira com o Paraguai no sábado (11), e na segunda-feira (13), deve levar chuva para Goiânia e Brasília.