Economia ainda balança, mas juros seguem são baixos; como investir?

A economia não anda bem e a taxa de juros segue baixa. Achar bons retornos com o seu dinheiro a investir exige mais esforço

Fonte: Luana Biral

coins 1523383 960 720
Pixabay License

Nesta terça-feira, 07 de maio, a economia brasileira seguiu dando mostras de fraqueza, com queda na bolsa de valores de São Paulo e dólar encostando nos 4 reais. Na política, o cenário ainda é duvidoso com a Reforma da Previdência.

Só que apesar de ainda existirem motivos para encontrar uma luz no fim do túnel, o dinheiro não aceita desaforo e não pode ficar parado. Como investir ele?

Nos últimos anos, aos poucos, o brasileiro foi ganhando maior educação financeira. As entradas no site do tesouro direto e o número de pessoas físicas aumentou bastante. Mas a taxa de juros segue baixa, fazendo essa compra até ser segura e confiável, mas pouco rentável. Com uma bolsa em maus lençóis, há como diversificar? A resposta é sim.

Há ações e ações

Não é porque a bolsa caiu que todas as ações fizeram o mesmo caminho. Até nas grandes crises há empresas que apresentam números verdes. No caso deste dia, já que começamos falando dele, as ações da Petrobras (BRDT3.SA) subiram mais de 3%. Enquanto isso, a da Smiles caiu quase 6%.

Portanto, é sempre bom estudar muito o movimento das empresas, suas ações para o futuro próximo e a longo prazo, seu corpo diretivo e assim separar as ganhadoras de quem não está posicionado para ter bons resultados.

Claro que isso é mais fácil de dizer do que cravar com seu dinheiro no bolso, mas ter um bom estudo e acompanhar o noticiário e os relatórios pode aumentar bastante sua efetividade.

Aqui também vale diversificar, escolhendo empresas mais tradicionais para montar uma base sólida e aí, sim, arriscar mais com empresas sem tanto tempo de mercado ou mais ligadas a inovação e novos produtos. Essa “mistura” é o que gerará rentabilidade positiva e de qualidade ao longo do tempo.

Tente algo diferente

O avanço da tecnologia nos trouxe diversas coisas, inclusive novos produtos financeiros para investir. As criptomoedas são um exemplo. Usando a tecnologia blockchain , o Bitcoin tornou-se uma verdadeira febre no mundo inteiro, com estabelecimentos aceitando pagamentos com a moeda virtual e investidores colocando dinheiro real para adquirir essa commodity.

O preço hoje está bem abaixo de seu pico no fim de 2017 e isso pode tanto ser um sinal de alerta como uma oportunidade para investir na baixa.

As opções binárias são outra alternativa que pode trazer retorno muito alto. Ainda não tão conhecida, ela envolve o estabelecimento de uma posição sobre um ativo determinado. Você pode colocar dinheiro na valorização ou na desvalorização desse ativo, que pode ser uma moeda de país, uma commodity como ouro ou prata ou outra coisa. Caso você esteja do lado certo, você ganha de 70% a 90% sobre o investido.

Por ter um retorno bastante grande, muitas pessoas começaram a investir nas opções binárias e nem sempre tomam os devidos cuidados. O primeiro é escolher uma corretora de confiança, como a Iqoption ou a Olymptrade. Elas são certificadas por entidades de credibilidade e usadas por milhares de pessoas ao redor do mundo, o que traz mais confiança para quem está entrando nesse meio.

Claro, há também que ter bastante cuidado. O retorno alto também traz consigo um risco alto e por isso o mesmo conselho que vale para as ações, vale aqui: diversifique seu portfólio e não coloque todos seus ovos na mesma cesta.

Procure uma corretora de confiança, como a Olymptrade (há até contas demos, sem investimento necessário, disponíveis), e procure estudar bastante como funcionam as opções binárias e os gráficos mostrados. Há extenso material na internet também.

Feito isso, você pode trazer esses novos modos de investir para sua carteira e levantar seus números. Assim seu objetivo ao poupar e investir será mais facilmente alcançável.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.