Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma loja virtual e vender online não é mais um diferencial. Pelo contrário, vender online é praticamente uma necessidade para empresas que pretendem sobreviver no médio prazo.

Não há muito o que se questionar a respeito. Mesmo em meio à crise e o fechamento de várias lojas, o varejo online cresceu mais de 12% no primeiro semestre no ano passado.

E essa tendência de crescimento é contínua. A cada dia, novos empreendedores buscam ter o seu ecommerce Brasil, seja para realizar o sonho de ter o próprio negócio ou até mesmo fugindo da alta taxa de desemprego no país. Quem já tem uma loja física e conhece bem seu mercado, tem vantagens. Afinal já tem experiência e sabe lidar com pagamentos, recebimentos, estoques, fluxo de caixa… Coisa que os novos empreendedores ainda terão que aprender.

Mas não é só isso: ter uma loja virtual pode ajudar e muito a aumentar as vendas. Além disso, proporciona um grande impacto positivo em outros aspectos importantes do seu negócio no varejo, que você vai descobrir nas próximas linhas.

Por que ter uma loja virtual?

Mesmo que não queiramos convencer o leitor a ter uma loja virtual, não podemos negar que se existe um negócio com potencial de crescimento hoje no Brasil, é o comércio eletrônico.

Além de ser uma das áreas que mais cresce, uma loja virtual tem vantagens na implantação e na administração que superam e muito uma loja física. Do ponto de vista do lojista, que já conhece os desafios de ter uma loja física, agregar uma loja virtual ao seu negócio representa:

  • baixo investimento para o início do negócio;
  • fácil implementação e menos burocracia se comparada a um negócio tradicional;
  • possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e com horários mais flexíveis;
  • maior alcance de consumidores;
  • mais fácil de divulgar e mais barato também;
  • mais qualidade de vida e tempo com a família.

E essas são apenas algumas das vantagens de ter a melhor loja virtual. Mas não acaba por aí. No dia a dia o empreendedor descobre muitas outras, relativas ao seu nicho de negócio.

E quando consegue-se aliar os pontos fortes de uma loja virtual a um negócio já consolidado no mundo físico, a tendência é ter ainda mais sucesso. Ficou curioso? É só continuar lendo para entender melhor.

Como ter uma loja virtual aumenta as vendas no varejo

1) Mais vendas com a estratégia Omnichannel

Apresentamos inicialmente essa que consideramos a principal vantagem de ter uma loja virtual, sendo o proprietário de um varejo físico.

É certo: no mundo competitivo hoje em dia, vende mais quem possibilita uma melhor experiência ao consumidor. E a estratégia omnichannel permite justamente isso. Vale muito a pena saber mais sobre essa estratégia. Por isso, deixamos aqui o link para um artigo do SEBRAE que explica bem sobre o que é a omnichannel.

Embora seja um termo relativamente novo, essa é uma tendência para os próximos anos. A estratégia omnichannel consiste, basicamente, em integrar os canais de venda, de forma a permitir que o cliente compre da maneira que for melhor para ele. Com o foco no cliente, a receita tende a aumentar.

Por exemplo, o cliente pode pesquisar o preço online, experimentar o produto e comprá-lo na loja física. E como todo lojista sabe, é muito raro alguém sair da loja levando somente o que foi comprar. Ainda mais quando se tem na loja física uma equipe de vendas campeã para ajudar. É sucesso garantido.

2) Maior alcance, reconhecimento e fidelização da marca

Ter uma loja na internet aumenta o alcance de sua marca. Se antes a sua empresa estava restrita à região onde está a loja física e todas suas ações de marketing se concentravam na sua cidade ou região, com uma loja online você pode anunciar e vender para o país todo.

Na verdade, para o mundo todo. Com isso, o alcance e o nome de sua empresa se expandem, fazendo com que ela esteja presente na mente do consumidor. Pesquisas e estudos de marketing comprovam que o consumidor compra de quem ele conhece. Por isso, quando ele estiver “só passando” por sua loja física, irá reconhecer a marca e isso pode aumentar suas vendas.

3) Conquistar clientes que ainda não compram online

Embora o comércio eletrônico venha crescendo vertiginosamente, ainda há muito o que explorar. Uma boa parcela dos consumidores do varejo ainda não compra online.

E alguns dos motivos para esses clientes que não compram online são: medo de fraudes e de não receber o produto, problemas com a troca e preço do frete. Problemas que são facilmente solucionáveis em sua loja física.

Portanto, ter um e-commerce e oferecer condições para clientes que ainda não compram online sejam recebidos em sua loja física é uma forma de aumentar , as vendas para esse público.

4) Ter um grande catálogo da sua marca

Ter uma loja virtual, pode aumentar as suas vendas em horários que a loja física esteja fechada. Se você tem uma loja que funciona no horário comercial, perde vendas de pessoa que estão trabalhando nesse horário. Muitas vezes, só têm a hora de almoço para dar uma olhadinha nas lojas e falta tempo para pesquisar o que precisam.

Uma loja virtual funciona como um grande catálogo. No site, seus clientes poderão pesquisar preços, quantidades de produtos em estoque e ofertas. E podem optar por finalizar a compra durante o dia, direto na loja. Ou pelo menos, você terá contar com clientes mais informados e certos do que desejam comprar.

5) Reduzir custos com estoques, aluguéis e espaço físico

Reduzir custos e aumentar o lucro é o cenário dos sonhos de qualquer lojista. Com uma loja virtual, você pode vender mais e diminuir os custos, compartilhando o estoque de sua loja física.

Essa é uma boa análise a ser feita, principalmente antes de abrir uma nova loja. Com uma loja virtual, você não precisará de espaço físico, estoques gigantescos e o aluguel de um novo espaço. Ainda pode testar vender novos produtos em sua loja física, anunciando primeiro no site.

Desse modo, são diversas oportunidades de maximizar o lucro e reduzir os custos, aumentando as venda e o resultado.