Tesouro Direto ou CDB?

Fonte: CenárioMT

cdb

A grande dúvida de quem já entendeu que a caderneta de poupança não é a melhor opção para fazer o dinheiro render e deseja começar a investir é saber por onde começar. As principais indicações para quem procura por investimentos conservadores costumam ser o Tesouro Direto e o Certificado de Depósito Bancário (CDB), que são títulos de renda fixa e, portanto, são mais seguros. Mas escolher entre estas modalidades também pode gerar incertezas, por isso, é preciso conhecê-las mais a fundo para responder com precisão quando o questionamento for: “Tesouro Direto ou CDB?”.

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional de compra e venda de títulos públicos. Na prática, quem investe está “emprestando” dinheiro para o governo e, dentro de um determinado prazo, receberá o valor de volta acrescido dos rendimentos. Já o CDB é um título emitido por bancos e que tem a finalidade de captar recursos para a realização das atividades bancárias. Desta forma, quem investe em CDB está “emprestando” dinheiro ao banco também em troca de remuneração.

A partir desta definição básica dos dois modelos de investimento é possível identificar que, apesar de haver uma semelhança no conceito prático, existe uma diferença crucial em relação à natureza de ambos: o Tesouro Direto é um título público, e o CDB é privado. Por isso, o primeiro é considerado o investimento mais seguro disponível no mercado, afinal, é assegurado pelo próprio governo. Já o segundo, apesar de apresentar baixos riscos estará sempre sujeito à instituição bancária que o emitiu. O CDB conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC),  limitada ao valor de R$ 250 mil.

Rentabilidade

Outro aspecto a ser observado pelo investidor é a rentabilidade. No caso do Tesouro Direto, os papéis são divididos em três categorias: os prefixados, que rendem um percentual pré-acordado; o pós-fixado, que têm o rendimento atrelado à Taxa Selic, portanto, a remuneração será a variação acumulada dessa taxa de juros durante o período contratado; e os híbridos, que mesclam um percentual acordado no ato do investimento mais a variação da inflação no período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA).

A rentabilidade do CDB é variável conforme o banco e o prazo de vencimento. Os títulos também se dividem em três categorias, sendo a mais comum a rentabilidade pós-fixada, em que paga-se um percentual do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é a taxa de juros praticada nas operações de empréstimos entre bancos. Na prática, ela se aproxima do índice da Taxa Selic. Sendo assim, um CDB pós-fixado pode pagar 90% do CDI, 100% do CDI, 110% do CDI, por exemplo. Por isso, é sempre importante verificar previamente com o banco emissor  a remuneração do título.

Os CDBs também podem ser prefixados, quando remuneram um percentual acordado no momento do investimento, ou híbridos, quando pagam um percentual também pré-acordado mais a variação da inflação medida pelo IPCA no período contratado.

Na comparação entre a rentabilidade oferecida pelas aplicações pode pairar a dúvida sobre os papéis que têm remuneração pós-fixada. Para que o investidor não tenha dúvidas, basta se atentar ao fato de que se a Taxa Selic e o CDI são semelhantes, logo, o CDB só será mais rentável que o Tesouro Direto quando oferecer um percentual acima de 100% do CDI. Já nos rendimentos prefixados e híbridos é só observar qual oferece o maior percentual pré-acordado.

Prazo e liquidez

O Tesouro Direto possui liquidez diária, e os papéis costumam ter prazos longos. Apesar disso, podem ser vendidos antes da data de vencimento. O CDB, por sua vez, pode ter ou não liquidez diária. Desta forma, nem sempre é possível resgatar o dinheiro antes da data de vencimento.

Perfil

É importante frisar que o Tesouro Direto e o CDB são boas opções para o investidor que está começando ou até mesmo aquele que já tem experiência e preza por segurança. É válido até mesmo investir nas duas opções ao mesmo tempo para diversificar a carteira de investimentos. A diversificação é considerada por especialistas a principal estratégia para fazer o dinheiro render.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.