Lucas: novos pontos de coleta devem diminuir filas no Laboratório Municipal

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

LABORATORIO FILA

A instalação de dois novos pontos de coleta de material para exames oferecidos pela rede pública municipal, além de facilitar o deslocamento dos pacientes, irá reduzir a fila que atualmente se forma em frente ao laboratório municipal de Lucas do Rio Verde-MT.

Estão sendo montadas duas unidades de recebimento do material, sendo uma no bairro Téssele Junior e outra no bairro Parque das Américas, disse ao portal CenárioMT, o Secretário de Saúde, Rafael Bespalez.

RAFAEL BESPALEZ“Temos programado melhorias para esse acesso das pessoas na hora da coleta. Da mesma forma que fizemos com a farmácia municipal, distribuindo esse acesso onde temos uma farmácia no bairro Parque das Américas, também temos programado abrir novos pontos de coleta para o laboratório municipal, visando melhorar o acesso da população e redistribuindo esses atendimentos em pontos estratégicos que ficam mais longe do centro”, afirmou Bespalez.

O laboratório municipal, único ponto de coleta atualmente, localizado na Avenida São Paulo no bairro Cidade Nova, atende até 150 pessoas diariamente com a realização de 500 exames aproximadamente.

“Hoje todas as coletas são realizadas na parte da manhã. Então por isso, as pessoas comparecem antes mesmo das 07h00 da manhã para fazer essa coleta. É feita essa coleta, de modo que até as 09h00 as pessoas já são liberadas. Os exames de urgência, o resultado sai até as 15h00 do mesmo dia, e como temos um sistema de gestão de informação, o paciente nem precisa buscar o resultado no laboratório, pois já fica disponível no sistema para o médico do PSF. Os demais exames também ficam disponíveis no sistema para quando o paciente tiver a consulta de retorno ao seu médico”, acrescentou o Secretário de Saúde.

[Continua depois da Publicidade]

Novos equipamentos também estão sendo adquiridos pelo Poder público, cujo objetivo é modernizar a realização de exames, bem como oferecer novos serviços. Para tanto, de acordo com Bespalez, deverão ser adquiridas máquinas para exames de hemograma, bioquímica e exames hormonais.

“Estamos planejando modernizar nossos equipamentos com o objetivo de aumentar a oferta de exames e também a capacidade da realização desses exames, de forma que as novas máquinas consigam fazer um maior número de exames. Então são ações com objetivo de melhorar o acesso da população ao serviço de exames de laboratórios e aumentar a capacidade técnica da unidade de atendimento”, finalizou o Secretário.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.