Governador destaca importância do Poder Judiciário para manutenção da democracia

Mauro Mendes reforçou que o judiciário mato-grossense tem forte papel na garantia dos direitos dos cidadãos.

Fonte: Redação CenárioMT

governador destaca importancia do poder judiciario para manutencao da democracia 5cc8b1765736e

“Todos nós compreendemos o papel importante que o Poder Judiciário tem na democracia, na manutenção da sociedade e na garantia dos direitos dos cidadãos”. Foi com essa fala que o governador Mauro Mendes parabenizou o Tribunal de Justiça de Mato Grosso pelos trabalhos realizados desde a sua instalação, há 145 anos.

Na noite desta segunda-feira (29), o governador participou da solenidade de comemoração dos 145 anos do Judiciário em Mato Grosso. O evento contou com a presença de representantes de outras instituições, como a presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Janaina Riva, e o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges.

Segundo o governador, uma sociedade só é forte quando o Judiciário é forte e quando os Poderes constituídos se respeitam. Nesse sentido, Mendes destacou que tem procurado “respeitar a independência e a autonomia de todos os Poderes, como preceitua a Constituição”. Ele acredita que somente assim, poderá construir o futuro que Mato Grosso precisa e que cada cidadão espera. “Tenho absoluta convicção que esse Tribunal, ao longo desses anos, tem promovido a Justiça que a sociedade espera”.

Durante as comemorações, o Tribunal inovou ao apresentar a encenação de um teatro, dentro das dependências do Plenário, onde ocorrem as sessões de julgamento da Corte. Em caracterização de Ruy Barbosa, patrono do Judiciário, um ator representou um trecho da obra do jurista.

[Continua depois da Publicidade]

O evento também homenageou personalidades que ajudaram a construir e fortalecer a imagem do Poder Judiciário em todo o Estado. Uma cápsula do tempo, que deverá ser aberta daqui a 45 anos, também foi lacrada. Dentro dela, foram colocadas cartas dos desembargadores com informações e conteúdos sobre o momento atual da Justiça, que somente serão conhecidos no futuro.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.