Casa de controladora interna é atingida com disparos

Fonte: CenárioMT com inf. G1

1 339
Foto: Arquivo pessoal

A casa da controladora interna da Prefeitura de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, foi alvo de disparos de arma de fogo no último sábado (27). Os disparos acertaram a parede e o portão da casa e o carro dela. Ela denunciou o crime à polícia para que seja investigado.

Sandra contou que chegou em casa às 21h30 e logo depois ouviu o barulho dos tiros. Segundo ela, foram três disparos.

“Cheguei da igreja, entrei e quando estava trocando de roupa escutei o barulho de três tiros. Era tão alto que parecia que tivesse sido dentro de casa”, disse.

A princípio, ela não pensou que fossem tiros. “Olhei e não vi nada que tivesse caído, ou estourado, voltei para o quarto, troquei de roupa. Daí saí lá fora para ver se tinha acontecido alguma coisa e se tinha algum movimento. Daí entrei e fiquei tranquila“, afirmou.

No entanto, no dia seguinte, ela viu as marcas dos tiros e procurou a polícia, que foi até o local. O vizinho também ouviu os disparos. “Na hora dos disparos ouvi o barulho de moto, então provavelmente o autor dos disparos estivesse de moto”, disse.

[Continua depois da Publicidade]

A principal suspeita relatada pela vítima no BO é de que o atentado seja uma forma de intimidação em razão de sua atuação de controle interno.

 

Audicom divulga nota de repúdio

É com imensa indignação e revolta que recebemos hoje a notícia de que a nossa colega Sandra Gugel de Colniza sofreu um atentando contra sua vida na noite de Sábado, 27 de abril. Ao chegar em sua residência, uma pessoa de motocicleta aproximou de sua casa e efetuou vários disparos de arma de fogo, os quais por pura sorte da colega Sandra Gugel atingiram somente a parede e seu veículo que estava estacionado em sua residência. As suspeitas é de que o atentado seja uma forma de intimidação ao trabalho da auditora interna de Colniza.

Sabedores que somos da forma atuante do exercício de suas funções, tal atentado não irá intimidar as Controladorias Internas dos Municípios, nem em Colniza tampouco em qualquer outro município do nosso Estado, pois somos em mais de 250 colegas atuando de forma pro ativa e essa é nossa missão, resguardar o erário público, e nada e nem ninguém irá nos calar.

Aguardamos e confiamos muito nas autoridades competentes para elucidar o caso e fazer justiça contra os executores e mandantes do ocorrido. E queremos deixar claro que o atentado em Colniza não foi contra uma pessoa apenas, e sim contra o Controle Interno de modo geral e contra todas as instituições de controle.

Em razão do ocorrido, a AUDICOM comunicou a situação à Rede de Controle, da qual é membro, e pretende criar uma força tarefa para atuação intensiva, envolvendo agentes do controle de outros municípios e até de outras esferas. Essa força tarefa deverá ocorrer especialmente nos municípios onde existem ataques aos agentes de controle, por considerarmos estes ataques como fortes indicativos de tentativa de esconder irregularidades ou de tentar cercear o trabalho de controle interno.

Além da AUDICOM, a Rede de Controle é composta pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea), Controladoria Geral do Município de Cuiabá (CGM), Controladoria Geral do Estado (CGE), Controladoria Geral da União em Mato Grosso (CGU), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Procuradoria da União no Estado de Mato Grosso (AGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Caixa Econômica Federal e Ministério Público de Contas (MPC).

Outra providência que tomaremos é a requisição do porte de arma e treinamentos de defesa pessoal para os agentes do controle interno, isso porque, estamos submetidos à vários riscos contra nossas vidas e de nossos familiares. A medida já tem sido tomada por outras carreiras de servidores públicos que também atuam sob ameaças.

Diretoria Executiva da AUDICOM-MT

[Continua depois da Publicidade]

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.