Bebê morre à espera de UTI em MT, família diz ter implorado para não desligar aparelhos e médica registra BO

Fonte: G1 MT

1 340
Foto: Márcio Fidélis/ Dia a Dia do Vale

Um bebê de 28 dias morreu neste domingo (28), no Hospital Municipal de Jaciara, a 148 km de Cuiabá, à espera de um leito numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A médica que atendeu o paciente registrou boletim de ocorrência sobre o caso ao alegar que a mãe do bebê tentou agredi-la ao saber da morte. Ela a Polícia Militar, que foi até o hospital.

A família, por sua vez, alega que pediu que ela não desligasse os aparelhos até que conseguissem a vaga, que foi liberada horas depois do falecimento, segundo o tio do bebê. “Pedimos pelo amor de Deus que ela não desligasse porque ele estava reagindo, mas ela disse que iria desligar e desligou”, afirmou.

O homem disse que a família estava tentando vaga para o recém-nascido em todos os municípios, não só pelo SUS, mas em unidades particulares, até que conseguiram uma vaga na UTI pediátrica em um hospital de Cuiabá, depois que ele já tinha morrido.

O tio disse que a família procurou a polícia para denunciar o caso, mas que a delegacia estava fechada. Ele afirmou que nesta segunda-feira (29) vai prestar queixa para que o caso seja investigado.

[Continua depois da Publicidade]

BO da médica

A médica disse, como consta no boletim de ocorrência, que estava de plantão na sexta-feira (26) quando o menino, acompanhado pelos avós, deu entrada no hospital pela primeira vez. Ele foi atendido, medicado e liberado, com receita para tomar medicação em casa.

No dia seguinte – no sábado (27) – ele retornou com quadro de insuficiência respiratória. Foi atendido por ela e por outro médico, que também estava de plantão, o quadro foi estabilizado. Por volta de 23h, o quadro respiratório se agravou e ele foi entubado.

Segundo a médica disse à polícia, na madrugada deste domingo (28), o paciente teve quatro paradas cardiorrespiratórias e no início da manhã teve outra parada cardiorrespiratória, vindo a falecer.

Os médicos tentaram reanimar o paciente, mas sem êxito. “A mãe do bebê,sob forte emoção, proferiu xingamentos e tentou agredir fisicamente a médica, que se deslocou até a delegacia para registrar o boletim”, diz trecho do boletim de ocorrência.

O corpo da criança foi velado e sepultado neste domingo, em Jaciara.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.