Feira de Ciências do Médio-Norte de Mato Grosso terá 12 bolsas de iniciação científica

A feira será realizada nos dias 27 a 29 de setembro de 2019, em Lucas do Rio Verde

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

1 286

Lucas do Rio Verde sediará nos dias 27 a 29 de setembro de 2019 a Feira de Ciências do Médio-Norte Mato-grossense (FeCi-MN/MT). Realizado pela Unemat, Campus de Barra do Bugres, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento envolve prioritariamente os 16 municípios que constituem o território do Médio-Norte Mato-grossense, mas é de abrangência estadual, sendo permitida inscrição de trabalhos oriundos de outros municípios de Mato Grosso.

A Feira de Ciências tem como estratégia a popularização da ciência e tecnologia, identificando jovens talentosos para seguirem na carreira técnico científica e docente, como também fomentar o empoderamento de gênero. Entre os objetivos estão estimular a cultura científica escolar, valorizando trabalhos investigativos como estratégias de ensino e aprendizagem, aproximar a escola, a universidade e a comunidade em atividades de pesquisa e diálogo de resultados, contribuir para a diminuição de desigualdades sociais e melhoria na qualidade de vida e estimular o desenvolvimento dos estudantes dos anos finais do Ensino fundamental, médio e médio técnico.

A feira de ciências é resultado de aprovação em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e contará com 12 bolsas de Iniciação Científica Júnior (BICJ), selecionadas entre os alunos expositores do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Médio Técnico, conforme regimento.

Poderão participar estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Médio Técnico de escolas públicas e privadas do estado de Mato Grosso. A inscrição dos trabalhos será feita de 04 a 12 de setembro, até às 18 horas, através do site: siec.unemat.br (em construção).

[Continua depois da Publicidade]

O regimento da FeCi-MN/MT já pode ser acessado no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde (www.lucasdorioverde.mt.gov.br) e, em breve, também estará disponível na página do evento – siec.unemat.br –, bem como o formulário para as inscrições dos trabalhos investigativos dos alunos.

Com o intuito de potencializar a exposição dos trabalhos de abordagem investigativa do ensino básico na FeCi-MN/MT, será ofertada ainda uma formação de professores para a educação científica através de vídeo-aulas. A inscrição para essa formação deverá ser feita através do e-mail: ecformacao@unemat.br. O curso é gratuito e terá início na segunda quinzena de maio/2019.

A formação contará com professores formadores da Unemat, UFMT, UEA, além de outras instituições parceiras. Informações: ecformacao@unemat.br.

Fazem parte do território do Médio-Norte Mato-grossense os municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah, Uniao do Sul, e Vera.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.