Detran-MT capacita agentes para o combate à falsificação de documentos

A formação está sendo realizada desde segunda-feira (22.04) e continua nesta terça e quarta-feira (23 e 24.04), na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).

Fonte: Redação CenárioMT

FOTO JOSE LUIS DA CONCEICAO
FOTO JOSE LUIS DA CONCEICAO

Pelo menos 100 profissionais de segurança do Estado passam por capacitação sobre fiscalização e controle de fraudes em documentos de veículos e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A formação está sendo realizada desde segunda-feira (22.04) e continua nesta terça e quarta-feira (23 e 24.04), na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).

O workshop tem parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá e Guarda Municipal de Várzea Grande.

O encontro busca alertar os profissionais sobre as irregularidades que ocorrem nas CNHs e, principalmente, nas fraudes em documentos veiculares, que tem ocorrido com frequência no Estado. O objetivo é capacitar os profissionais dos órgãos de segurança pública do Estado sobre os procedimentos de detecção de fraudes em documentos correlatos aos processos de veículos e de habilitação de condutores, além de fortalecer a ética profissional e a qualidade do serviço prestada a sociedade.

A gerente da Escola Pública de Trânsito, Martinha Melgar, comentou que a capacitação é realizada pela terceira vez, como um projeto de aperfeiçoamento aos profissionais que lidam com situações de fraudes no dia-a-dia.

[Continua depois da Publicidade]

“Esperamos destes profissionais da área de segurança pública o conhecimento e a intensificação da fiscalização, assim como o recolhimento de documentos e veículos irregulares e ilícitos”, afirmou ela.

Dentre os temas abordados durante os três dias de curso estão segurança documental na CNH, documentação de veículos, sistema Detrannet, identificação de documentação adulterada, procedimentos criminais na apuração de fraudes em documentos e veículos, noções básicas de documentos cópia e vistoria e fiscalização de veículos adulterados.

O presidente da autarquia, Gustavo Vasconcelos, acredita que o curso vai fortalecer a segurança pública, trazendo avanços ao setor no Estado. “Hoje o foco é preparar esses profissionais da segurança para todas situações irregulares no trânsito e nas estradas”, pontuou.

Os palestrantes são o diretor de veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro, Marcio Godoy, da Politec, Arnon Mendes Osny da Polícia Judiciária Civil, Leonardo Ramos, da Policia Rodoviária Federal, e Ademar Schultz, da Fiscalização do Detran.