Mato Grosso recebe sucessor de Dom Bosco na próxima semana

Fonte: Hernandes Cruz

IMG 6308

O 10º sucessor de Dom Bosco, o reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artíme, estará em Cuiabá nos dias 23 e 24 de abril para celebrar os 125 anos da chegada dos primeiros missionários na capital mato-grossense.

Na hierarquia salesiana, padre Ángel é a autoridade máxima, abaixo apenas do papa Francisco. A acolhida do 10º sucessor de Dom Bosco será na terça-feira (23) no Colégio Salesiano São Gonçalo a partir das 16h30 e em seguida ocorrerá recepção e benção na igreja matriz de São Gonçalo do Porto.

Já na quarta-feira (24) a acolhida do reitor-mor, será às 8h no ginásio poliesportivo do Colégio Salesiano São Gonçalo e seguirá com uma missa no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, com a presença já confirmada do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro e do governador do Estado, Mauro Mendes, além de outras autoridades. A agenda encerra com o atendimento à imprensa em frente à igreja, após a celebração, às 10h45.

Padre Paulo Vendrame, diretor do Colégio Salesiano São Gonçalo, explica que em Mato Grosso as “missões salesianas” somam 21 presenças no estado, sempre em cada localidade uma paróquia, obra social e instituição de formação básica ou de ensino superior. “Os salesianos chegaram em Mato Grosso com dois focos: um na educação dos jovens e outro na dos indígenas. Em Cuiabá o Colégio São Gonçalo é referência. Além disso, temos outras obras sociais, como a creche no Pedra 90, que atende gratuitamente dezenas de crianças da região. No interior, nosso trabalho se estende por exemplo por Cáceres e Poxoréu.  Em Mato Grosso do Sul, nossa missão atua no ensino superior em Corumbá, Campo Grande e também Lins e em Araçatuba, no oeste de São Paulo”, destaca.

[Continua depois da Publicidade]

A última vez que um sucessor de Dom Bosco esteve em Cuiabá foi em 2004, quando a capital acolheu padre Pascual Chaves Vilanueva, o 6º legatário do líder salesiano. “É uma alegria imensa receber o representante eleito por todas províncias salesianas, padre Ángel, que chega em Cuiabá no ano que a instituição completa 125 anos de chegada em Mato Grosso. Por isso convidarmos a todos para participar desse momento ímpar”, diz padre Paulo Vendrame.

Na igreja católica, Dom Bosco é considerado pela comunidade salesiana a principal inspiração para a educação de crianças e jovens em todo o mundo. Já o reitor-mor padre Ángel exerce para a Congregação Salesiana, um serviço de animação e autoridade para a comunidade mundial e sua principal função é promover a comunhão e fidelidade ao carisma salesiano em todos os países.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.