Nova Mutum articula liberação de recursos federais para novas creches

0

O prefeito em Exercício de Nova Mutum, Leandro Félix cumpriu agenda oficial nesta terça-feira, 16, em Brasília (DF) para tratar de assuntos relacionados a área da educação.

Acompanhado do secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Mauro Manjabosco o prefeito Leandro Félix articula junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a liberação de recursos federais para construção de novas creches em Nova Mutum.

A Prefeitura de Nova Mutum já se cadastrou no FNDE o pedido para liberação de 3 novas creches, sendo três no modelo Creche Pré-escola tipo 1 e uma escola com 12 salas com projeto padrão do FNDE.

Atualmente o município atende 1.431 alunos na educação infantil, sendo; 400 crianças no Centro Municipal Educação Infantil Integra Mãe Amiga, 300 no Centro Municipal Educação Infantil Integral Monteiro Lobato, 274 no Centro Municipal Educação Infantil Integra Pequenos Brilhantes, 251 no Centro Educação Infantil Integra Recanto dos Encantos, 185 no Centro Educação Infantil Integra Pequeno Aprendiz e 21 Escola Municipal Educação Infantil Sementes do Futuro.

De acordo com o Plano Municipal de Educação, a Prefeitura estabeleceu como meta atender até 70% da demanda de vagas e creches em 2025, atualmente a demanda atendida já corresponde a aproximadamente 50% da meta prevista.

Além desses dados, o prefeito em Exercício Leandro Félix, argumentou que o município vive um novo ciclo de desenvolvimento com a chegada de novos empreendimentos e isso vai exigir do município uma maior estrutura da rede de ensino para atender toda a demanda. “Estamos chamando a atenção do Governo Federal sobre a necessidade de investimentos em nossa cidade na educação infantil. Estamos em uma fase muito boa de desenvolvimento, mas precisamos se atentar as obrigações e a área da educação é algo que a nossa gestão sempre tratou com respeito e seriedade. Estamos tornando Nova Mutum uma cidade, cada vez mais desenvolvida, com atenção redobrada a educação infantil”, relata.

Conforme Leandro, essa política de construir novas creches, além de ser uma responsabilidade do Município é uma forma de oportunizar, principalmente que as mulheres mutuenses tenham total condições de acesso ao mercado de trabalho. “Agente sabe que muitas mães acabam não trabalhando por não terem um local adequado e seguro para deixarem seus filhos. Com essas novas unidades iremos criar novas vagas e com isso muitas mães poderão trabalhar e auxiliar no orçamento familiar”, destaca.