Irmãos de 84 e 86 anos resgatados desnutridos estão morando com irmão de 80 anos em Cuiabá

Fonte: G1 MT

1 153
Foto: Tribunal de Justiça de Mato Grosso/Assessoria

Os irmãos de 84 e 86 anos encontrados em situação de abandono em um vilarejo em Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, estão morando com um irmão deles, de 80 anos, em Cuiabá.

André Rodrigues da Silva e Abílio Rodrigues da Silva estavam morando sozinhos há mais 20 anos num vilarejo chamado de Vale Abençoado sem medicamento, em meio a vermes, lixo e passando fome.

Eles foram resgatados pelo projeto Ribeirinho Cidadão e estão sob os cuidados do irmão deles, Martinho Francisco da Silva, de 80 anos, que mora na região do CPA, na capital.

Os irmãos tinham as aposentadorias usurpadas por familiares que moram em outro município.

[Continua depois da Publicidade]

Os servidores da Justiça verificaram que a condição de vida dos idosos melhorou consideravelmente depois do resgate.

A aparência dos irmãos está mais sadia, sentem-se amparados e estão se alimentando corretamente, fazendo acompanhamento médico, tomando os remédios para pressão, diabetes e analgésicos adequadamente.

Família dos idosos

Na visita, a equipe questionou como está o recebimento da aposentadoria dos idosos, quem estava recebendo os benefícios, quanto repassavam a eles, como está a documentação e quais providências tomarão para regularizar a situação.

Além disso, a família foi esclarecida sobre o andamento do processo judicial que apura o suposto desvio do benefício previdenciário.

Os familiares negaram que Abílio e André estivessem totalmente abandonados. Disseram aos integrantes da Justiça Comunitária que os dois não concordavam sair da propriedade do Vale Abençoado e que foi até difícil convencê-los a voltar para Cuiabá.

Durante a visita, os idosos disseram que estão aborrecidos porque os cachorros, galinhas e outros animais ficaram na propriedade.

O irmão que está cuidando dos idosos junto com a família contou que não podia mais ir visitar Abílio e André por conta de limitações da própria saúde.

Também idoso, Martinho sofre de uma hérnia e dores na coluna, de modo que a locomoção é bastante limitada. Além disso, a filha dele que estava mais à frente dos cuidados com os tios idosos faleceu há 15 dias.

O plano da família agora é construir uma casa em um terreno que possuem, ao lado da residência de um dos sobrinhos dos idosos, no bairro Altos da Serra, em Cuiabá, e depois trazer os animais, que poderão ser criados na área mais espaçosa e apropriada do que a casa do irmão Martinho.

[Continua depois da Publicidade]