Servidores de Lucas do Rio Verde participam de curso sobre licitação e contratos

O curso teve duração de 20 horas e os servidores puderam tirar dúvidas sobre todas as etapas das licitações e contratos

Fonte: Ascom Prefeitura/Francieli Cela

mg 9390

Com o objetivo de capacitar os servidores municipais, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde promoveu na última semana um curso sobre processos licitatórios e contratos. A capacitação foi realizada no Paço Municipal.

De segunda a sexta-feira, servidores dos setores administrativos das secretarias participaram da formação, e no sábado foi a vez dos secretários municipais, adjuntos e do prefeito Luiz Binotti.

De acordo com a supervisora do Departamento de Licitação, Jéssica Wohlemberg, esta foi a segunda edição do curso e surgiu da necessidade de preparar mais servidores sobre os processos licitatórios. “A gente já começou no ano passado com a primeira edição, que foi para alguns administrativos e a gente já viu que o resultado foi excelente, a gente conseguiu melhorar muito a qualidade da licitação, então a gente retomou esse ano com essa capacitação ampliando para mais pessoas, mais de 100 servidores participaram”.

A supervisora explicou que o curso teve duração de 20 horas e os servidores puderam tirar dúvidas sobre todas as etapas das licitações e contratos. “Foi muito proveitoso, os servidores envolvidos com as compras públicas receberam várias informações, e teve também um momento voltado para os secretários para também conhecerem sobre o processo”.

[Continua depois da Publicidade]

O prefeito Luiz Binotti destacou que a Gestão tem a meta de estar sempre capacitando o servidor em todas as áreas. “Eu vejo que é de suma importância capacitar os servidores para que a gente dê a transparência necessária para o setor de Licitação. Até colocamos uma meta que a Prefeitura de Lucas esteja entre as prefeituras que conseguem comprar as mercadorias pelo menor preço possível. Nós temos uma equipe de Licitação muito boa, uma equipe técnica, por isso é importante fazer essa atualização de conhecimentos, para que os processos sejam mais eficientes e com maior transparência”.

O curso foi ministrado pelo consultor e professor Davi de Melo. “Eu acredito que licitação seja a área com os maiores desafios porque ali estão envolvidos todos os aspectos de compras da área pública. Parabenizo o prefeito de Lucas do Rio Verde por dar as condições de capacitar praticamente todos os funcionários. Uma área de licitações tem fases distintas, então tem uma fase interna onde é feito o edital, o termo de referência onde é muito complexo, feito isso aí, há a licitação em si, que também precisa haver muita capacitação do pregoeiro e da sua equipe e da comissão de licitações. Após isso, detecta a empresa com melhores condições de cumprir o contrato, essa empresa vencendo agora vai assinar o contrato, aí tem o gestor do contrato, o fiscal do contrato, então precisa capacitar todas as pessoas envolvidas em todas essas fases, então o curso exatamente tem o objetivo de dar uma visão ampla pra quem faz o edital, pra quem cuida das licitações, pra quem fiscaliza o contrato, para que as compras sejam compras coerentes dentro de um preço de mercado”.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.