Espaço Cuiabá 300 anos tem programação especial para o final de semana; confira

0

Inaugurado para celebrar a memória da Capital, o Espaço Cuiabá 300, no Shopping Goiabeiras, recebe extensa programação cultural durante todo o final de semana. Já às 10h do sábado (13), o local abre as portas com o bolicho cuiabano. A programação se estende com quebra torto, apresentações de artistas regionais, recreação infantil, palco na praça de alimentação, dentre outros.

A coordenadora do evento, Cybele Bussiki, explica que o ambiente valoriza a tradição regional em todos os detalhes, incluindo espaço para gastronomia, fotos e réplica de uma vila tradicional, com cadeiras à porta das casas.  Em sua opinião, esta mistura de elementos tem resultado em experiências das mais interessantes e variadas.

“Foi criado com base em uma vivência cuiabana. São referências que remetem a lembranças muito fortes para nossa população. Então, uma pessoa que vem até aqui liga para a outra, lembra da casa da avó, dos tempos de criança. Tem gente que se descobre em fotografias antigas, vê registro de familiares. Todos ficam encantados”, conta.

Cybele destaca ainda a intensa participação das crianças, introduzidas à proposta por familiares. A movimentação dos pequenos vai aumentar a partir do dia 15, quando o Espaço passa a receber alunos das escolas púbicas municipais, oferecendo várias brincadeiras comuns no passado de seus pais e avós. A expectativa é de que pelo menos 150 crianças passem pela experiência.

O Espaço foi criado pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos em parceria com o shopping Goiabeiras e fica aberto até o dia 30 de abril, com entrada gratuita. “De uma forma ou de outra as pessoas sentem que um dia já viveram isso, esse carinho, receptividade. Os cidadãos se reconhecem”, finaliza.