Moradores cobram conclusão de obras de escola e posto de saúde paradas há três anos em Poxoréu

Fonte: TV Centro América

1 104
Foto: Reprodução/TVCA

Moradores do Assentamento Bela Vista, em Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, cobram que a prefeitura conclua obras de construção de um posto de saúde e uma escola na localidade.

Segundo eles, as obras, que receberam investimentos da prefeitura e do governo federal, estão paradas desde 2015.

No caso do posto de saúde, cerca de 80% foi concluído. Entretanto, em razão do tempo em que a obra está parada, parte da estrutura está deteriorada.

Por causa de uma infiltração, as portas de madeira estão estragadas e o teto está comprometido. O mato também tomou conta da construção.

[Continua depois da Publicidade]

Walison Alves é morador do assentamento e diz que quando precisa de atendimento médico recorrer aos postos da cidade vizinha, Primavera do Leste, a 239 km da capital.

“Se o posto funcionasse aqui, eu andaria 100 metros, mas com a obra inacabada, tenho que andar quase 5 km para ir ao médico”, comentou.

No caso da escola, seis salas deveriam ser construídas, porém, apenas três foram levantadas e ainda assim, menos da metade da obra foi feita.

O projeto da escola também é uma parceria entre a prefeitura e o governo federal. O custo estimado seria de R$ 907 mil aos cofres públicos.

A unidade escolar deveria estar funcionando desde novembro de 2015. No entanto, as crianças que moram no assentamento, precisam estudar a quilômetros de distância.

Márcia Conceição tem três filhos em idade escolar, que estudam bem longe de casa.

“Antes de ter carro, eu já cheguei a levá-los para a escola a pé, porque não tem transporte e a escola é longe”, contou.

De acordo com a Prefeitura de Poxoréu, as obras da escolas foram paralisadas por falta de repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com relação à unidade básica de saúde, a administração do município explicou que faltaram recursos do Ministério da Saúde. Entretanto, como a obra já está praticamente pronta, a prefeitura se comprometeu a finalizá-la.

Porém, não há um prazo para a obra do posto de saúde seja concluída.

[Continua depois da Publicidade]

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.