Polícia Civil inaugura obras em Jauru e Pontes e Lacerda nesta terça-feira (9)

A Delegacia de Polícia de Jauru trocou de prédio e a Delegacia Regional de Pontes e Lacerda foi revitalizada para prestar melhor serviço policial na região.

Fonte: Redação CenárioMT

policia civil inaugura obras em jauru e pontes e lacerda nesta terca feira 9 5ca9f8df3652e

Com novas estruturas físicas, melhores condições e adequações, duas unidades da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso da região de fronteira serão inauguradas nesta terça-feira (09.04). A Delegacia de Polícia de Jauru (425 km a Oeste) trocou de prédio e a Delegacia Regional de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste) foi revitalizada, ambas para melhor prestação do serviço policial nas localidades.

Por meio de parceria com o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e demais setores da sociedade civil organizada, mais de R$ 300 mil foram investidos na manutenção e reforma das duas delegacias de polícia. As inaugurações acontecerão, às 9h30, em Jauru, e ,às 15 horas, na cidade de Pontes e Lacerda.

No município de Jauru,  a Delegacia de Polícia passa a partir desta terça-feira, 9 de abril, a funcionar na Avenida Rui Barbosa, nº. 185, centro da cidade. No local funcionava o Fórum da Comarca de Jauru e foi desocupado depois que o Judiciário mudou para sede própria. No período em que ficou vazio, não houve manutenção do imóvel, surgindo então na construção predial degradações, infiltrações, invasões de bombos, entre outros fatores de deterioração e de falta de conversação.

Diante da carência de uma Delegacia de Polícia adequada e compatível com os trabalhos investigativos, iniciaram tratativas e negociações, para instalar no imóvel a sede da Polícia Civil de Jauru. O prédio foi então cedido pela Prefeitura Municipal começaram os trabalhos de reforma, após obtenção de R$ 101 mil por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o Ministério Público Estadual, para a restruturação do local.

[Continua depois da Publicidade]

Conforme o Delegado Regional de Pontes e Lacerda, Rafael Mendes Scatolon, tanto a reforma da Delegacia de Jauru quanto as obras Delegacia de Pontes e Lacerda, foram viabilizadas por meio de uma grande parceria com o Poder Judiciário local e o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontes e Lacerda, na concessão de reeducandos para a realização da mão de obra.

Houve também o envolvimento e participação da sociedade civil organizada que contribuíram para as reformas, além de destinação de recurso por meio do Judiciário e Ministério Público. Foi formalizado pedido junto ao Judiciário de Pontes e Lacerda, solicitando mão de obra de detentos, os quais tinham habilidade laboral para construção, fato que possibilitou o início e o término da reforma do prédio”, destacou Rafael Scatolon.

O delegado regional ressaltou a importância da parceira com o Ministério Público, bem como a participação da sociedade como empresários, comerciantes, fazendeiros, sitiantes, funcionários públicos, autônomos, prefeitura de Figueirópolis D’ Oeste e Jauru e população como um todo, para a concretização das obras.

Na cidade de Pontes e Lacerda, as obras finalizadas de reforma da Delegacia Regional também serão entregues nesta terça-feira (09). No local foram colocadas cerâmicas em todos os ambientes, reformado os banheiros, feitas pinturas interna e externa de acordo com a padronização da Polícia Civil, construída elevação dos muros, colocado portão elétrico, criada sala de reunião com novas cadeiras, instalado mais um cartório administrativo, além de um auditório com capacidade para 35 pessoas, entre outras benfeitorias.

A Delegacia Regional de Pontes e Lacerda também recebeu novas cadeiras e mobílias, por meio de recurso de adiantamentos do Estado com auxílio do Conseg e do empresariado local.

A unidade foi incrementada com porta de entrada e janelas de blindex. A cozinha também foi reformada e valorizada com mobílias e eletrodomésticos doados pelo empresariado local, bem como armários fabricados pela marcenaria do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontes e Lacerda. A garagem foi ampliada, com espaço para guarda do veículo utilitário (van) que há 4 anos estava exposta a chuva e sol

“Precisamos frisar a grande parceria para toda mão de obra, que se deu a partir de reeducandos, responsáveis tanto pela reforma de Jauru, quanto pela reforma de Pontes e Lacerda”, agradeceu o Delegado Regional de Pontes e Lacerda.

Lançamento

Também será lançada, na terça-feira (09), a pedra fundamental de construção do Centro Integrado de Artes Marciais, em um espaço anexo a Delegacia Regional. A construção é uma parceria da Delegacia Regional de Pontes e Lacerda, da Promotoria de Justiça, do Conselho de Segurança Pública e dos projetos Judô e Vida, Capoeira e Jiu-jitsu.

O projeto desenvolve, simultaneamente aos trabalhos de enfrentamento à criminalidade e violência, região atividades sociais de cunho preventivo, para crianças e adolescentes carentes, por meio de oficinas, palestras, orientações e incentivo ao esporte.

[Continua depois da Publicidade]

O Projeto Judô e Vida, promovido pela PJC, com ênfase a prática de esporte e disciplina, vem auxiliando crianças e adolescentes não sejam aliciadas pela criminalidade. Atualmente, são 60 alunos/atletas que já participaram de competições e conquistam premiações em muitos campeonatos.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.