Justiça determina bloqueio de R$ 203 mil de MT para garantir transferência de recém-nascido prematuro

Fonte: G1 MT

1 56
Foto: Defensoria Pública MT/Divulgação

O juiz plantonista da 2ª Vara Cível de Canarana, Arthur de Albuquerque, determinou o bloqueio de R$ 203 mil do estado para custear a transferência de um bebê que nasceu com apenas 5 meses de gestação e está internado no Hospital Regional de Água Boa, a 736 km de Cuiabá. A liminar foi concedida a pedido da Defensoria Pública.

O recém-nascido deve ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Goiânia (GO). O dinheiro também deve ser utilizado para custear o tratamento.

O Hospital Regional de Água Boa não tem UTI, adulta ou pediátrica, e o bebê corre risco de perder a vida por ter nascido, segundo avaliação médica, com quadro hipotérmico, hiperglicêmico e com desconforto respiratório agudo.

A mãe, Leomara da Silva Moura, informa que teve acompanhamento regular no pré-natal, porém, antes de completar seis meses de gestação, entrou em trabalho de parto.

[Continua depois da Publicidade]

“Gente, estou aqui, pedindo ajuda pelo meu filho que ia completar seis meses de gestação no dia 12, não tenho nada para ajudá-lo, sou muito nova e pra mim, ver ele nesse estado, sem poder fazer nada, é muito difícil. Ele nasceu com 900 gramas, precisa, para se manter vivo, dessa UTI. É o apelo que faço”, disse.

O pedido de liminar foi feito numa ação de obrigação de fazer, após o hospital informar que não havia vaga no sistema para o bebê e que, conseguir a transferência pela via administrativa seria muito difícil.