Mauro Mendes vai priorizar consórcios regionais

Equipe de secretários esteve reunida com nove consórcios regionais na manhã desta sexta-feira (5), no segundo dia do Fórum de Governo e Prefeitos.

Fonte: Redação CenárioMT

solucoes conjuntas terao prioridade no governo destacou mauro mendes 5ca7aef33b541

O governador Mauro Mendes afirmou que o governo de Mato Grosso vai priorizar o atendimento aos municípios por meio dos consórcios regionais. Segundo ele, o objetivo é contemplar o maior número de cidadãos, com os serviços públicos, com um custo menor.

Vamos ganhar em escala para cair o custo dos serviços que o Poder Público oferece ao cidadão. E já definimos que soluções conjuntas, por meio dos consórcios, terão prioridade em relação aos pedidos individuais”, destacou.

Durante reunião com nove consórcios regionais na manhã desta sexta-feira (5), no segundo dia do Fórum de governo e Prefeitos, Mauro Mendes ponderou que “tudo aquilo que o Estado encontrar uma forma de ter sinergia com as prefeituras, por meio dos Consórcios, será priorizado, para garantir que com menos recursos possa atingir um número maior de pessoas com menos burocracia, do que se o governo fizesse tudo sozinho”, ressaltou.

Nesse sentido, o governador destacou que é necessário que os consórcios que ainda não se reorganizaram, precisarão se reunir para que tenham o aporte financeiro do governo. “Nós teremos mais efetividade para que o dinheiro chegue até a ponta se nós conseguirmos restabelecer os consórcios. O recurso aplicado pelo consórcio terá muito mais resultados, como a exemplo do Consórcio de Desenvolvimento da Região Sul, que aplicou R$ 251 mil em ações que caso fossem contratadas individualmente, por cada prefeitura, iria ter um custo de R$ 1,1 milhão”, disse o governador.

[Continua depois da Publicidade]

Nas reuniões com os consórcios, o governador, que está acompanhado do vive-governador Otaviano Pivetta e dos secretários de Educação, Saúde, Infraestrutura e Segurança, já firmou o compromisso para que no próximo mês seja realizada uma nova reunião de trabalho.

“Solicitei a todos os consórcios que me tragam o que eles podem ajudar o Estado e o que o Estado pode fazer para ajudá-los. Eles precisam apontar as necessidades e como nós, governo, poderemos ajudar”, frisou.

O senador Jayme Campos e os deputados Dilmar Dal’Bosco, Ondanir Bortolini, o Nininho, Xuxu Dal Molin, Sebastião Resende, Valmir Brunetto (checa esse nome, que nunca sei como é o correto), Faissal Kalil, que  também participaram das reuniões com os consórcios no período da manhã.

Foram atendidos pela manhã os consórcios de Desenvolvimento da Região Sul, Nascente do Araguaia, Complexo do Pantanal, Alto do Rio Paraguaia, Vale do Rio Cuiabá, Portal da Amazônia, Vale do Teles Pires, Alto Teles Pires e Vale do Guaporé.

À tarde as reuniões terão continuidade com os consórcios Médio Araguaia, Norte Araguaia, Araguaia, Portal do Araguaia, Vale do Juruena e Vale do Arinos.