Professores da maior escola de teatro da América Latina ministram aulas em Cuiabá

Francisco Turbiani, Suzana Aragão, Luciano Gentile e Telumi Hellen compartilharam técnicas com alunos da MT Escola de Teatro

Fonte: Redação CenárioMT

professores da maior escola de teatro da america latina ministram aulas em cuiaba 5ca521636d268

No último fim de semana a MT Escola de Teatro recebeu um grupo de professores da SP Escola de Teatro formado por Francisco Turbiani, Suzana Aragão, Luciano Gentile e Telumi Hellen, que puderam compartilhar com os aprendizes dos cursos regulares seus conhecimentos e suas técnicas de trabalho nas áreas de figurino, cenografia, dramaturgia, iluminação, atuação e produção, promovendo um momento de enorme importância para a formação dos futuros profissionais.

O professor de iluminação Francisco Turbiani, formado em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), explica que a nova turma é bastante animada e que iniciou com eles um trabalho voltado para os conceitos básicos sobre o universo da iluminação.

“Os alunos estão bem entusiasmados com o trabalho. Vejo como bom sinal quando eles estão proativos e disponíveis. O intercambio é muito valoroso”, ressalta.

Suzana Aragão, professora do curso de atuação, conta que, como ministra aulas no curso de humor na SP Escola, trouxe um pouco da referência da brincadeira, como um elemento de tensão e relação entre personagens.

[Continua depois da Publicidade]

“É importante trabalhar as circunstâncias que levam ao universo da infância, assim como o faz-de-conta. Saber olhar a cena e dar uma devolutiva é uma outra forma de aprender. Quem assiste a cena está trabalhando na mesma intensidade de quem a interpreta, já que também observa e tem apontamentos para fazer”, detalha.

Ela ainda ressalta que todo semestre se apaixona pelas turmas e já fica ansiosa pelo retorno.

Dessa forma os formadores da SP Escola de Teatro, maior escola de teatro da América Latina, oferecem a seus alunos o que há de mais inovador na formação profissional das artes cênicas, desenvolvendo profissionais para um mercado cada vez mais exigente.

Para o diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, a troca de experiências é importante tanto para os formadores quanto para os alunos da MT Escola.

“Essa parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, UNEMAT e SP Escola dá oportunidade para os aprendizes conhecerem o que está acontecendo fora de Mato Grosso. Ao mesmo tempo, os formadores também desenvolvem um olhar positivo da produção local e ao chegarem nos grandes centros vão poder falar sobre a excelência e da qualidade dos artistas do nosso estado”, enfatiza.

Sobre a MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.