Regional Leste recebe última etapa antes da 13ª Conferência Municipal em Saúde

Fonte: OZIANE RODRIGUES

regional leste recebe ultima etapa antes da 13a conferencia municipal em saude 5c9e4fd2262f1

A 9ª e última etapa da Pré-Conferência de Saúde será realizada neste sábado (30). Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, a ação tem missão de elaborar as diretrizes que vão nortear a política do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital, pelos próximos dois anos.

O fórum de debate, que contempla nesta fase final a Regional Leste, acontecerá das 8h às 18, na Escola Estadual Antônio Cesário de Figueiredo Neto – bairro Bandeirante (próximo ao Pronto Socorro).

Seguindo os temas estabelecidos nas pré-conferências das regiões Sul, Oeste, Norte e nas cinco rurais, serão discutidos: Democracia e Saúde, Saúde Como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS. Qualquer cidadão pode participar dos fóruns de debate, ao passo que são assegurados 50% das vagas para o seguimento de usuários do Sistema Único Saúde (SUS), 25% para trabalhadores e outros 25% para gestores, prestadores de serviços e membros do governo.

De acordo com a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Janaina Penha, as etapas regionais precedem a 13ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada entre os dias 10 e 12 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso. “Nas etapas regionais, os cidadãos participam dando opinião, criticando e sugerindo. Essas propostas são apreciadas na Conferência Municipal, para, após aprovadas, servirem de subsídios para a construção das políticas em saúde. Esta é a contribuição que queremos para a construção de uma agenda positiva para as Atenções Primárias, Secundária e Terciária de nossa cidade”, frisou.

[Continua depois da Publicidade]

ÚLTIMA RURAL

Na quinta-feira (28) a última Pré-Conferência em Saúde na zona rural contemplou as comunidades do Distrito da Guia, Aguaçu e adjacentes.

Dentre as principais propostas sugeridas no ato, estão a ampliação da Equipe de Saúde da Família (ESF) e concurso para a contratação de mais Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Saúde. Também foi pontuada a necessidade de uma ambulância equipada e com equipe técnica capacitada para primeiros socorros, à disposição das comunidades 24 horas por dia e durante a semana inteira.

“Sabemos que não temos o número populacional preconizado pelo Ministério da Saúde para termos uma policlínica. Então, dentre outras coisas, propomos o aumento no número de equipes para fazermos a promoção e prevenção em Saúde de forma mais enfática. E uma ambulância equipada e à disposição 24 horas para atendermos as urgências e emergências. A pré-conferência é o espaço adequado para tiramos nossas dúvidas e propormos melhorias que serão ouvidas e apreciadas por toda a sociedade. Por isso, contribuímos com essas sugestões que vão melhorar a vida de nós”, enfatizou o subprefeito, Rubinho da Guia.

SERVIÇO

Pauta: Regional Leste recebe última etapa que antecede a 13ª Conferencia Municipal em Saúde

Dia: Sábado, 30

Horário: 08h às 18h horas

Local: Escola Estadual Antônio Cesário de Figueiredo Neto – bairro Bandeirante (próximo ao Pronto Socorro) 

 

[Continua depois da Publicidade]