Ministro Nardes aborda Governança Pública em palestra em Lucas do Rio Verde

Com o tema “Governança Pública para transformar o Brasil”, o ministro apresentou os desafios de uma boa administração pública

Fonte: Ascom Prefeitura/Francieli Cela

mg 1118

Na tarde desta sexta-feira (29), o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, realizou palestra no Show Safra BR 163, marcando o encerramento do evento.

Com o tema “Governança Pública para transformar o Brasil”, o ministro apresentou os desafios de uma boa administração pública e a importância de uma gestão de qualidade para garantir o desenvolvimento do país.

Entre os assuntos abordados, Nardes explicou a necessidade de cada município, estado e a União em ter uma gestão de recursos eficiente para que a destinação dos recursos públicos sejam bem aplicados. “É muito difícil administrar um país com 15 milhões de servidores públicos sem ter uma boa gestão. Outra dificuldade é a questão da inovação, é preciso ter harmonia entre os órgãos e entidades ligados à inovação”.

O ministro também enfatizou a questão do desemprego no Brasil, “o que dá dignidade ao cidadão é emprego”, e elogiou o município de Lucas do Rio Verde pelo desenvolvimento e as empresas pela geração de emprego.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a palestra também foram pontuadas questões de segurança pública, meio ambiente, compras governamentais, política nacional de fronteira, mudanças na política agrícola, e a importância da troca de experiências entre os municípios para buscar soluções em conjunto.

O ministro também explanou que as bases de uma boa gestão são planejamento, controle, ação e execução e da governança são direcionamento, monitoramento e avaliação. “O maior desafio é entender que o país precisa ser pacificado, e ter uma visão que chefe de estado tem que governar para a nação para retomar a esperança do país”.

O prefeito Luiz Binotti pontuou as dificuldades da implantação da governança na iniciativa privada e principalmente no setor público. “Eu tenho certeza que este é o caminho, nós precisamos ter objetivos, ter metas, ter como medir o trabalho, ter gráficos que nos direcione, e a governança é uma ferramenta para que o gestor possa tomar as melhores decisões baseadas em informações técnicas e concretas”.

Aproveitando a visita a Lucas do Rio Verde, o prefeito Luiz Binotti levou o ministro para conhecer a Escola Municipal Olavo Bilac e o programa CiteLucas, que leva conhecimento para as crianças, utilizando a tecnologia como ferramenta.

“Em Lucas do Rio Verde a educação é muito avançada pelo que vi hoje, acho que Lucas pode ser uma referência para outros municípios e muitos municípios podem utilizar esse avanço que está acontecendo aqui, para implantar uma educação de forma organizada em seus municípios, eu senti que aqui a educação é prioridade e isso é importante, porque através da educação você transforma as pessoas e transformando as pessoas, você transforma o Brasil”.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.