Grupo fará investimentos de R$ 800 milhões em Nova Mutum

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

5c9d196e0d56be43e07e73ecb172d460e9f0506ea0c5c

O grupo mato-grossense O+ Participações e a multinacional paraguaia Inpasa oficializaram, nesta quarta (27) uma parceria na planta da Ethanol Bionergia, em Nova Mutum (238 km de Cuiabá-MT), tornando-se um dos maiores players do segmento no País. A sociedade dos dois grandes grupos econômicos vai dobrar a capacidade de produção da usina de etanol de milho antes prevista no município, podendo chegar a 800 milhões de litros por ano.

As obras iniciam em abril e a indústria deve entrar em operação no segundo semestre de 2020.

A parceria foi assinada pelos diretores-presidentes das duas corporações, Ramiro Azambuja e José Odvar Lopes, respectivamente, durante uma entrevista coletiva na Prefeitura Municipal de Nova Mutum.

O total de investimento gira em torno de R$ 800 milhões, com a abertura de milhares de empregos diretos e indiretos na região, geração de renda e movimento da economia local.

[Continua depois da Publicidade]

5c9d18c08be4fe13a8fcab720f14f0eef6401dc5a24e1

O projeto da Ethanol Bionergia está com as etapas de execução bastante adiantadas, como terreno, licenças ambientais aprovadas desde o ano passado e equipamentos contratados.”A parceria já nasce grande e forte, tendo em vista o histórico das duas empresas. É um movimento estratégico que promete mudar a indústria de etanol de milho em Mato Grosso e no Brasil, nos próximos anos”, afirmou Azambuja.

Segundo ele, o grande diferencial da Ethanol Energia será a utilização, como matriz energética, do capim Brachiaria, plantado em áreas de lavoura e pasto degradado da própria empresa, garantindo sua auto-suficiência. “Temos uma preocupação ambiental muito grande, além da utilização de matéria-prima e mão de obra local, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. A indústria em Nova Mutum vai funcionar 350 dias por ano”, completou.

5c9d1a396e78642a73600bcfa474db7e204cbbd951ef0

O prefeito Adriano Pivetta acrescenta que a instalação dessa usina será fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Nova Mutum. “Estamos vivendo um novo ciclo no desenvolvimento de nossa cidade através dos projetos do Polo Tecnológico e Parque Industrial, isso tem chamado a atenção de investidores, como é o caso dessa parceira anunciada hoje que reflete diretamente no desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade”, comemora.

A planta da Ethanol Bionergia produzirá ainda 9.200 toneladas de óleo de milho por ano, farelos com altos teores de fibra e proteína para ração animal (DDGS e DDG) e energia elétrica com a biomassa utilizada nas caldeiras.

O+ Participações A O+ Participações é um dos maiores grupos econômicos de Mato Grosso, com empresas que atuam em diferentes segmentos do mercado nacional e internacional, com foco em agronegócio, incorporação, frigorífico de suínos, construção civil e negócios imobiliários.

Sobre a Inpasa A multinacional Industria Paraguaya Alcoholes S.A. (Inpasa) é hoje a maior produtora de etanol de milho da América Latina. Produz 40 milhões de litros de etanol por mês no Paraguai. A capacidade instalada na destilaria é superior a 450 mil litros de etanol por dia. A empresa está construindo em Sinop (480 km de Cuiabá-MT) a maior usina de etanol de milho do Brasil, com capacidade de produção de 45 milhões de litros por mês. A previsão de operação é para o segundo semestre de 2020.

 

Prefeito de Nova Mutum protocola no Ministério da Educação pedido de instalação do campus da UFMT em Nova Mutum

[Continua depois da Publicidade]
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.