Empaer instala vitrine tecnológica no Show Safra em Lucas do Rio Verde

Foram plantados 20 materiais genéticos de mandioca, três variedades de feijão e batata doce biofortificados e flores tropicais.

Fonte: Redação CenárioMT

empaer instala vitrine tecnologica no show safra em lucas do rio verde 5c9bbc71be86a

Começou nesta terça-feira (26.03), o Show Safra BR 163, em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), no Centro Tecnológico da Fundação Rio Verde. Empresas de vários setores do agronegócio participam como expositores, e a programação atende toda a cadeia da agricultura e pecuária, cultivo em larga escala e a agricultura familiar. A expectativa dos organizadores é receber em torno de 60 mil visitantes nesta edição. O evento termina na sexta-feira (29.03).

Confira nossas notícias do Show Safra – Clique Aqui

O engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Fábio Carrocini, destaca a participação da empresa com a instalação de uma vitrine tecnológica numa área de 500 metros quadrados. Foram plantados 20 materiais genéticos de mandioca, três variedades de feijão e batata doce biofortificados e flores tropicais.

Conforme Fábio, no Show Safra será apresentado na prática para o produtor rural o aproveitamento da área de acordo com as tecnologias recomendadas. Ele adiantou que o enfoque da vitrine também são os materiais biofortificados, que tem como finalidade diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar através do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população.

[Continua depois da Publicidade]

992c8bb3 a9a1 9d7b 9487 859032c454fd?t=1553706036275

Plantio com produtos da agricultura familiar

O técnico agropecuário da Empaer, Esmeraldo de Almeida, explica que o processo de biofortificação, também conhecido como melhoramento genético convencional, é feito com o cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares mais nutritivas. O projeto, ao longo do tempo, formou uma rede de pesquisadores no Brasil e no exterior, que estão investindo em conhecimento técnico-científico da agronomia e da saúde e obtendo alimentos mais nutritivos.

O município de Lucas do Rio Verde possui aproximadamente 250 famílias de agricultores familiares que ocupam uma área de quatro mil hectares. Os participantes vão receber informações sobre alimentos biofortificados, preparo de canteiros, tratos culturais e outros. O Show Safra vai disponibilizar aos visitantes tecnologias de produção, máquinas, equipamentos, serviços, palestras, cursos e seminários.

Conforme Esmeraldo, a implantação da vitrine tecnológica é uma parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura. “A vitrine tecnológica mostra produtos da agricultura familiar com resultados e retorno financeiro para o agricultor”, enfatiza Esmeraldo.

Show Safra: Sicredi Ouro Verde MT reforça fomento ao agronegócio regional

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.