Novos conselheiros da Criança e do Adolescente são empossados

Secretário adjunto da Setasc, Aguinaldo Garrido, presidirá conselho até 2020

Fonte: Redação CenárioMT

novos conselheiros da crianca e do adolescente sao empossados 5c994c20e1a8f

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) realizou na manhã desta segunda-feira (25) a solenidade de posse dos  novos conselheiros representantes governamentais que atuarão no ano 2019. O encontro ocorreu na plenária Fabiana Figueiró de Souza, em Cuiabá.

Após a assinatura do termo de posse, Lindacir Rocha Bernardon, presidente do Cedca até 2018 e que deixa o cargo, conduziu o processo eleitoral de escolha da composição da nova diretoria da instituição, para o mandato de biênio 2019/2020.

O empossado como presidente, representando a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), foi o atual secretário-adjunto, Aguinaldo Garrido. “Esse momento de transição é importante porque o conselho é uma escola de muita aprendizagem, para os que chegam e os que ficam, além de ser extremamente mobilizador da sociedade mato-grossense e deliberativo na manutenção das políticas públicas em virtude da defesa e proteção da criança e adolescente”, salientou.

Lindacir, que foi empossada como vice-presidente, representando a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), destacou os avanços, diante dos grandes desafios enfrentados durante o ano.

[Continua depois da Publicidade]

“Passamos por desafios no ano passado, mas tivemos uma evolução com as conferências municipais, a oportunidade de através dos nossos conselheiros preparar e orientar esses municípios a se adequarem para realmente avançar na questão da infância e adolescência”, disse.

Entre os conselheiros representantes de órgãos governamentais que tomaram posse estão as Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania, de Cultura, Esporte e Lazer e Casa Civil de Mato Grosso.

O Cedca é responsável pela captação e gestão dos recursos do Fundo de Infância e Adolescência (FIA) e pelo controle, fiscalização e formulação das políticas assistenciais de proteção das crianças e adolescentes de Mato Grosso. O conselho é formado por 16 membros efetivos indicados por associações da sociedade civil organizada e representantes governamentais oriundos de sete Secretarias de Estado, bem como seus suplentes.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.