Moradores de município de MT com abastecimento de água suspenso recebem água da Prefeitura

0
Foto: Prefeitura de Alto Paraguai

Os moradores de Alto Paraguai, a 219 km de Cuiabá estão sem água deste de domingo (17), quando o abastecimento foi suspenso, em razão da contaminação do rio. Para tentar solucionar a situação e amenizar a necessidade da população, a prefeitura começou a distribuir água com caminhão-pipa, nesta quinta-feira (21).

Antes da iniciativa da prefeitura, os moradores contavam apenas com uma mangueira que fica em um ponto da cidade. A água vem de uma mina que fica a cerca de 3 km da cidade.

--
-Continua depois da publicidade ©-
--

Entretanto, quem não dispõe de transporte para ir até o local mangueira, utilizou outras alternativas.

A moradora L ucineide Oliveira dos Santos, que é doméstica, não teve como buscar água na mangueira, então ela usou água da chuva para fazer os serviços domésticos, inclusive cozinhar.


-Continua depois da publicidade ©-

A iniciativa da prefeitura visa abastecer, especialmente os morados que não têm condições de buscar, nem de comprar água.

Em uma das distribuidoras da cidade, a venda de garrafão de água dobrou. De acordo com o proprietário, em dias normais, a média de venda é mil garrafões por semana. No entanto, de domingo até quarta-feira (20), já haviam sido vendidos mais de 800 garrafões.

A suspensão do abastecimento de água ocorreu depois que peixes foram encontrados mortos no Rio Paraguai. A suspeita é de tenham sido vítimas de contaminação por agrotóxicos.

As aulas também foram canceladas. A prefeitura estuda a possibilidade de decretar estado de calamidade pública.

O rio possui mais de 2.600 km de extensão e é um dos principais cursos d’água do país.