Prefeitura e Unemat assinam protocolo de intenções sobre transferência de tecnologias

O ato foi conduzido durante o evento Unematic – Tecnologia, Inovação e Ciência para Desenvolver Mato Grosso

0

A Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, representada pela secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, assinaram na manhã de quarta-feira (20), em Sinop, um protocolo de intenções para transferência de domínios científicos e tecnológicos de interesse dos municípios do estado. O ato foi conduzido durante o evento Unematic – Tecnologia, Inovação e Ciência para Desenvolver Mato Grosso.

Apoiada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a Unemat/Sinop colocou seu portfólio de competências à disposição de outras 27 prefeituras que também aderiram à proposta de compartilhamento dos conhecimentos por meio de professores e técnicos da instituição de ensino e pesquisa que no ano passado completou quatro décadas de atividade.


Para ampliar sua inserção e transferir competências à sociedade por meio do fornecimento de diferentes serviços, a instituição, apresentada como um patrimônio dos mato-grossenses, dividiu seu portfólio em sete campos de domínio científico e tecnológico: Controle e Gestão, Educação e Cidadania, Monitoramento e Mapeamento, Estudos Setoriais e de Políticas Públicas, Sistemas Digitais e Automação, Consultorias, Assessorias e Gerenciamento e Projetos de Engenharia.

  Confira vagas de emprego para Lucas do Rio Verde nesta quinta-feira

“Com esta iniciativa, a Unemat mostra-se por inteiro e oferece para a sociedade uma ampla gama de conhecimentos, exercendo na plenitude sua missão de difusora de saberes científicos e tecnológicos. De fato, ela representa um patrimônio social e já tem um histórico de intensa atuação em Lucas do Rio Verde, onde, a partir de 2018, estreitou sua colaboração com a abertura dos cursos de engenharia civil e de engenharia de alimentos”, destacou De Marco.

A agenda do evento teve sequência no período da tarde com visitação ao campus Aquarela das Artes e reunião ampliada dos prefeitos e representantes com o reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin, o secretário de Estado Nilton Borgato, da Seciteci, e diretores da instituição.

Posteriormente, o prefeito Luiz Binotti, a secretária de Educação Cleusa De Marco e o vereador luverdense Airton Callai reuniram-se com o reitor e o professor Adil Alves de Oliveira, da Comissão de Estudos sobre o campus avançado de Lucas do Rio Verde. “Vamos intensificar os esforços para acelerar a conclusão dos estudos e ampliar a base de apoio para que a proposta de criação do campus tenha também a aprovação do Conselho Universitário da instituição”, declarou Binotti.

| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui