Lucas do Rio Verde conta com servidora formada em Epidemiologia Aplicada pelo Ministério da Saúde

Ao todo, em Mato Grosso, 17 profissionais conseguiram concluir a formação

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

pref lrv 69

O Município de Lucas do Rio Verde conta a partir de agora com uma servidora municipal formada em Epidemiologia Aplicada pelo Ministério da Saúde. A capacitação oportuniza os profissionais de saúde para adquirirem ou aprimorarem habilidades epidemiológicas para realizar vigilância eficiente, investigar casos, responder a surtos e outros eventos de saúde e realizar comunicação em saúde pública. Em Mato Grosso são 17 profissionais formados.

A enfermeira Keli Paludo, supervisora da Vigilância em Saúde, participou do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS), que segue os pressupostos do Centers of Diseases Control and Prevention (CDC) em Atlanta, EUA.

No Brasil, o programa foi criado pelo Ministério da Saúde em 2000, com a missão de treinar profissionais de saúde no âmbito dos serviços, na condução de investigações epidemiológicas frente às emergências de saúde pública, utilizando métodos científicos.

A primeira turma de formação do EpiSUS no Estado de Mato Grosso iniciou em julho de 2018 com construção de pesquisas epidemiológicas e o encerramento foi realizado nesta semana com apresentações de trabalho e contou com 25 profissionais, porém apenas 17 concluíram o treinamento.

[Continua depois da Publicidade]

Um dos requisitos para certificação do curso foi ter a conclusão de pesquisas de campo com apresentação e avaliação por banca avaliadora composta por profissional do Ministério da Saúde e por membros da Secretaria Estadual de Saúde”.

O trabalho apresentado pela enfermeira Keli Paludo, supervisora da Vigilância em Saúde, foi sobre “Análise Epidemiológica de Sífilis em Gestante e Sífilis Congênita ocorridos no Munícipio de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, de 2012 A 2018”.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.