A operação “Lama Vermelha” desmonta facção criminosa em MT

A ação cumpriu 17 mandados de prisão e apreendeu drogas (porções de crack, maconha e pasta base) do grupo que monopolizava o comércio de entorpecentes na região.

Fonte: Redação CenárioMT

operacao da policia civil desmonta celula de faccao criminosa em campo verde 5c93b0227e40f

A operação “Lama Vermelha” deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira (21), pela Polícia Judiciária Civil, desmontou uma célula criminosa de uma facção criminosa que age dentro e fora de unidades prisionais do Estado de Mato Grosso. A ação realizada na cidade de Campo Verde (131 km ao Sul) cumpriu 17 mandados de prisão e apreendeu drogas (porções de crack, maconha e pasta base) do grupo que monopolizava o comércio de entorpecentes no município e regiões vizinhas.

Outras quatro pessoas foram presas em flagrante, totalizando 21 presos até o momento na operação. Também foram apreendidos cerca de R$ 4 mil e 170 pesos bolivianos, além de munições e outros produtos encontrados nas casas dos alvos investigados.

 

Para a operação foram expedidos 54 mandados judiciais, sendo 27 prisões temporárias e 27 buscas e apreensão domiciliar. Do total de mandados de prisão, 18 foram expedidos para cumprimento em Campo Verde (área urbana e rural) e 9 em outras cidades sendo elas: Cuiabá (1 na Penitenciária Central do Estado), Chapada dos Guimarães (2), Rondonópolis (3 presos e 1 solto) e Barra do Garças (1).

[Continua depois da Publicidade]

Oito criminosos já estavam presos. Alguns exerciam liderança sobre a organização criminosa de Campo Verde, determinando a arregimentação de pessoas para prática de crimes orquestrados pela liderança principal, para obtenção de lucro e expansão do domínio da facção criminosa.

Os trabalhos investigativos foram iniciados em outubro de 2018.

 

Na investigação foram identificados mais de 30 membros da organização criminosa local, que operacionaliza no município e regiões vizinhas a busca e comércio de drogas, além de veículos roubados e outros produtos oriundos de roubos e furtos. Esse grupo também teria cometido ao menos quatro homicídios, todos ocorridos em Campo Verde, com o objetivo de garantir o domínio do território com eliminação de possíveis rivais.