Com apresentação de novas técnicas de cultivo, tendências de mercado e organização da produção visando à diversificação para atender o mercado interno e externo, a Secretaria de Agricultura de Lucas do Rio Verde-MT estará com seu campo experimental durante o Show Safra BR 163, que acontece de 26 a 29 de março na Fundação Rio Verde de Pesquisas.

Na sexta-feira (29) será o grande momento da agricultura familiar como painel: Valorização da Agricultura Familiar. Os debates em torno do fortalecimento da agricultura familiar deverão iniciar às 08h30.

--
-Continua depois da publicidade ©-
--

Além da produção hortifrutigranjeira, o campo experimental da Agricultura Familiar, trará uma grande novidade para esse ano, de acordo com o Secretário de Agricultura, Marcio Albieri, será a exposição de ovinos e bovinos. Na oportunidade, durante o painel, será abordado sobre nutrição animal.

Secretário de Agricultura Marcio Albieri em visita ao campo experimental da Agricultura Familiar

“Esse ano teremos a exposição de 100 ovinos, tanto matrizes e reprodutores das diversas raças para comercialização para que os pequenos agricultores tenham e se espaço a criação de carneiro. Pela primeira vez no Show Safra, esse ano, nós teremos a exposição de novilhas leiteiras. Nós estamos incentivando para que o pequeno produtor tenha na sua propriedade o gado de leite para incrementar em sua renda”, comentou Albieri.

Quem for visitar o campo experimental da agricultura familiar durante o Show Safra 2019 perceberá que um dos focos do espaço é o incentivo a produção de frutas, através do programa ‘Frutifica Lucas’.


-Continua depois da publicidade ©-

“Nós vamos dar ênfase esse ano na produção das frutas. Nós queremos mostrar para os nossos pequenos produtores, que é possível em um hectare, trabalhando com fruticultura, ele ter um lucro às vezes, 500 vezes a mais se ele plantar soja e milho. Então nesse sentido estamos fazendo experimentos com variedades propicias ao nosso clima e o que der certo, vamos passar aos nossos pequenos produtores”, acrescentou o Secretário de Agricultura.

As mostras tecnológicas são os resultados do campo experimental, construído na Fundação de Pesquisa Rio Verde e coordenado pela prefeitura em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Durante o Show Safra, os pequenos agricultores terão a oportunidade de vender seus produtos. Para isso, está sendo preparado um espaço (feira) para venda de: salames, mel, pães, compotas de conservas e diversos outros produtos, todos com selo de origem.

 

;
;
;
;
;
;
;
;
;
;
;