Corinthians vence e se classifica para as quartas do Paulistão

Timão pega a Ferroviária na próxima fase da competição; liderança do grupo – e vantagem de mando nas quartas de final – será decidida na quarta-feira, quando acontece a última rodada da fase de grupos

0
Foto: Rodrigo Gazzanel/ Ag.Corinthians
Na tarde deste domingo (17), na Arena Corinthians, o Corinthians entrou em campo pela 11ª – e penúltima – rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de 2019. O Timão bateu o Oeste por 1 a 0, com gol de Danilo Avelar, e garantiu classificação antecipada para as quartas de final da competição. 38.340 torcedores compareceram ao estádio corinthiano.
Timão escalado
Comandado pelo técnico Fábio Carille, o Corinthians começou o duelo com Cássio, Michel, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso, Sornoza e Pedrinho; Vagner Love e Mauro Boselli. À disposição, iniciaram: Walter, Carlos, Marllon, Pedro Henrique, Richard, Ramiro, Thiaguinho, Mateus Vital, Jadson, Clayson, André Luís e Sérgio Díaz.
Primeiro tempo
Após um começo de jogo bastante truncado, o Corinthians assustou o goleiro do Oeste aos 13 minutos. Júnior Urso bateu forte de fora da área, mas o arqueiro encaixou. Aos 16, duas vezes com Boselli – uma delas, de bicicleta –, o Timão chegou novamente com perigo, mas não conseguiu abrir o marcador.
Aos 22 minutos, após jogada pela direita e bate-rebate dentro da área, Pedrinho aproveitou a sobra, chutou forte, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Aos 34, Boselli recuperou a bola depois de cruzamento de Ralf e bateu, mas Matheus, goleiro do Oeste defendeu.
A última boa chance do Corinthians na etapa inicial foi aos 44 minutos. Pela esquerda, Vagner Love avançou e cruzou rasteiro. Boselli, que estava bem posicionado, não conseguiu arrematar para o gol.
“Estamos trabalhando, buscando espaços, tivemos chances. Só acertar um pouquinho que vamos conseguir fazer o gol”, disse o zagueiro Henrique à TV Globo ao fim da primeira etapa.
Segundo tempo
Aos 11 minutos, o técnico Fábio Carille fez a primeira alteração no Corinthians: saiu Ralf para a entrada de Jadson. Aos 15, o camisa 10 cruzou e Danilo Avelar desviou. A bola sobrou para Pedrinho, que fez novo cruzamento. Mais uma vez o lateral esquerdo apareceu e, de cabeça, abriu o marcador para o Timão.
Após o gol, o Corinthians passou a agredir mais o Oeste e a equipe criou quatro chances de muito perigo em apenas quatro minutos: Pedrinho, em chute de fora da área, aos 17; Vagner Love, que completou cruzamento de Danilo Avelar, aos 18; Boselli, em belo chute, aos 20; e finalmente com Henrique, de cabeça e desvio do camisa 17 corinthiano, aos 21. Todas as oportunidades pararam no goleiro da equipe visitante.
Aos 23, o Alvinegro chegou com muito perigo mais uma vez. Depois de boa jogada pela esquerda, Vagner Love cruzou na medida para Jadson. Dentro da área, o camisa 10 bateu com categoria e a bola caprichosamente beliscou a trave e saiu. Aos 25, Fábio Carille fez a segunda substituição: Richard no lugar de Sornoza. Aos 30, a última troca no Corinthians: Clayson na vaga de Vagner Love.
Homenagem e campanha #RespeitaAsMinas
A tarde na Arena Corinthians também foi marcada por duas ações: uma homenagem ao trágico ataque à uma escola de Suzano-SP, feito na última quarta-feira (13); e o desdobramento da campanha #RespeitaAsMinas, iniciada em 2018.
Próximo jogo
O Corinthians volta a entrar em campo já nesta quarta-feira (20). Pela 12ª – e última – rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de 2019, o Timão enfrenta o Ituano. A partida acontecerá a partir das 21h30, no estádio Novelli Júnior, em Itu-SP.
Adversário definido
Nas quartas de final do Campeonato Paulista de 2019, o Corinthians enfrentará a Ferroviária. Os mandos de campo ainda não estão definidos, já que as equipes seguem na disputa pela liderança do grupo C. A definição ocorre apenas na quarta-feira (20), na última rodada da fase de grupos. O Timão soma 18 pontos e a equipe do interior, 17.