Setasc renova parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

O intuito é promover acesso à cidadania aos moradores da zona rural de Mato Grosso. No ano passado, a Secretaria realizou 16.460 atendimentos.

0

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, assinou nesta quinta-feira (14), um documento de renovação de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para o Mutirão Rural 2019. A parceria firmada, desde 2013, tem como objetivo promover acesso à cidadania a moradores da zona rural de Mato Grosso.

O programa começa no mês de abril e percorrerá diversos municípios mato-grossenses, entre eles, estão: Porto Alegre do Norte, Cáceres, Lambari d’ Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Jauru, Araputanga, Vale de São Domingos, Comodoro (Conquista d’Oeste), Vila Bela da Santíssima Trindade, Paranatinga e Nova Ubiratã.

A titular da pasta afirmou que a reafirmação da parceria é uma forma de buscar a inclusão social dos cidadãos que estão mais distantes. “Estamos lisonjeados em fazer parte deste grupo, já que precisamos voltar nossos olhos também para as comunidades rurais mato-grossenses. Nós sabemos que muito já foi feito por meio do Mutirão Rural e que, se não fosse por essa parceria, o Governo do Estado não teria acesso a esses lugares”.

De acordo com os dados divulgados pelo Senar, somente em 2018, a Setasc realizou 16.460 atendimentos. Este ano, os serviços de cidadania disponibilizados serão segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito, e plastificacão de documentos, que segundo a secretária, estão entre os serviços mais solicitados pelo Mutirão Rural.

O superintendente do Senar, Otávio Lemos Celidôneo, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento das ações de cidadania durante o ano. “Sabemos como é difícil a vida do homem no campo e é por meio desses programas que conseguimos entregar serviços essenciais que nem todos podem ter acesso”.