Procon ressalta avanços alcançados para a melhoria do atendimento ao cidadão

0

Nesta sexta-feira (15 de março), é comemorado o Dia Internacional do Consumidor. Criado com a missão de orientar, educar, defender e proteger o cidadão cuiabano, o Procon Municipal no decorrer desses dois anos de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tem atuado fortemente nos atendimentos, nas ações de orientações e fiscalização, bem como no esclarecimento de dúvidas da população quanto ao Código de Defesa do Consumidor. O trabalho ofertado pela unidade tem sido pautado no atendimento de excelência do cidadão que busca por um serviço especializado e amparado na defesa dos seus direitos sem esquecer os deveres.  

O número de atendimentos teve um aumento de 40%, por conta das adequações e melhorias efetuadas na Unidade a fim de tornar o atendimento mais dinâmico, rápido e eficiente. Em um espaço amplamente reformado, salas climatizadas e acessibilidade, os consumidores contam com uma equipe capacitada composta por quinze estagiários e três advogados especialistas na área.

Equipamentos novos de informática, como notebooks e impressoras portáteis foram adquiridos para serem utilizados nas ações de fiscalização a fim de dar mais agilidade ao trabalho.

Além disso, a nova ferramenta criada de denúncia on line tem sido o carro chefe pois possibilita que o cidadão tenha acesso via aplicativo móvel “Procon Cuiabá” para obter notícias relacionadas ao Procon, relação das empresas mais reclamadas, entre outros serviços disponíveis. Somente nesses primeiros três meses de 2019 já foram recebida mais de 80 denúncias via aplicativo.

Para essa forma de denúncia via aplicativo basta baixar de acordo com as plataformas dos smartphone IOS ou Android. Os endereços para aplicação são: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.goncalvescordeiro.proconcuiaba&hl=pt_BR; https://itunes.apple.com/pt/app/id1291882669?mt=8

Para os atendimentos presenciais, a sede está localizada na Rua Joaquim Murtinho nº 554, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. O telefone para informações é o (65) 3641-6400.

“Nós do Procon Municipal, queremos parabenizar o consumidor pelo seu dia e lembrar que  o órgão está a disposição para esclarecimentos, reclamações, dúvidas ou sugestões. Para todos aqueles que por algum motivo sentirem que foram penalizados, o Procon é o canal para esse tipo de atendimento”, disse o secretário adjunto de Defesa do Consumidor, Gustavo Costa.

15 de março – Desde o ano de 1983 o Dia Internacional do Consumidor é comemorado em homenagem a data do famoso discurso do ex-presidente dos Estados Unidos , John Kennedy, onde ressaltou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.