Palestra aborda o papel do bibliotecário na gestão da informação

A palestra será realizada na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em comemoração ao Dia do Bibliotecário.

Fonte: Redação CenárioMT

palestra aborda o papel do bibliotecario na gestao da informacao 5c897b00d8b91

Dando continuidade às comemorações do Dia do Bibliotecário (12 de março), o Sistema Estadual de Bibliotecas e o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª região (CRB1) oferecem a palestra ‘O papel do bibliotecário na gestão de dados e pesquisa – o novo desafio da profissão’. São 80 vagas gratuitas às pessoas interessadas na temática. O evento ocorrerá no dia 18 de março, às 19h, na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá.

A palestra será concedida por Maira Murrieta Costa. Ela é doutora e mestre em ciência da informação, ambos estudos realizados na Universidade de Brasília (UnB). É servidora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e atuou por três anos na Biblioteca da Presidência da República. Também é autora de artigos, livros e capítulos de livros sobre ciência da informação.

A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Waldineia Almeida, explica que, apesar do tema ser voltado para a área da biblioteconomia, a palestra é aberta ao público geral. “Sempre abrimos para comunidade para que o trabalho desenvolvido em bibliotecas seja conhecido por todos. É importante que a sociedade entenda qual o papel do bibliotecário na sociedade da informação”.

O evento inclui a premiação da medalha Rubens Borba de Moraes, entregue anualmente a bibliotecários eleitos pelo público e que realizam trabalhos relevantes na área. Este ano a contemplada é Dinalva Gomes de Paiva, que foi a primeira bibliotecária de Mato Grosso, na década de 70. Foi diretora da biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e implantou os sistemas integrados de bibliotecas do Grupo UNIC, entre outros trabalhos realizados.

[Continua depois da Publicidade]

Serviço

As inscrições para a palestra podem ser feitas online, clicando aqui.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. Mais informações: (65) 3613-9240/9230.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.