Novas ambulâncias vão reforçar atendimento dos bombeiros em 14 municípios de MT

Os veículos são equipadas com pranchas, macas, cilindro de oxigênio, colar cervical, além de kit de primeiros socorros e contenção de hemorragias.

Fonte: Redação CenárioMT

novas ambulancias vao reforcar atendimento dos bombeiros em 14 municipios de mt 5c88fe05afa14

Prefeituras de 14 municípios de Mato Grosso receberam novas ambulâncias que vão auxiliar no atendimento de resgate feito pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A solenidade de entrega foi realizada nesta terça-feira (12.03), na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, e contou com a presença do governador Mauro Mendes.

Lucas do Rio Verde-MT também foi um dos municípios que passou a contar a partir de ontem,  quarta-feira (13) com uma nova UR – Unidade de Resgate. O veículo uma Renaut Master, 0 km, foi entregue ao comandante Capitão BM Alex Queiroz, durante cerimonia realizada na noite de ontem na capital Cuiabá-MT, pelo governo do Estado de Mato Grosso.

A viatura contempla equipamentos básicos de salvamento e resgate. “É uma viatura bem similar a que já possuíamos, porém uma viatura nova. Com equipamentos novos, que incluem macas, pranchas. Porém, com um diferencial, pois em sua parte lateral esquerda existe um compartimento para ser utilizado para guardar o desencarcerador, equipamento utilizado para retirar vítimas de ferragens, onde possuiu uma pinça e expansor. Com isso temos uma possibilidade menor de contaminação, pois o equipamento não é transportado no interior da viatura, mas sim, na parte externa”, salientou o comandante da 13ª Cia, Capitão BM Alex Queiroz.

“Adotamos uma solução para que os municípios do interior possam receber as frotas, pois as que tínhamos não estavam em boas condições operacionais. A nossa preocupação foi garantir que as ambulâncias estejam disponíveis para garantir o salvamento de vidas com eficiência”, salientou o governador Mauro Mendes.

[Continua depois da Publicidade]

74eb9ceb 12de 6843 4926 8db43331bbf3?t=1552433113802

Mauro Mendes ressalta a importância de que os municípios do interior tenham reforço da atuação do Corpo de Bombeiros

Os municípios contemplados foram Alto Araguaia, Sinop, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Nova Xavantina, Confresa, Cáceres,  Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta e Colíder. As ambulâncias no modelo furgão são equipadas com pranchas, macas, cilindro de oxigênio, colar cervical, além de  kit de primeiros socorros e contenção de hemorragias

“Trabalhamos com resgate e atendimento pré-hospitalar e esta é uma atividade que tem uma demanda grande em Mato Grosso. São em média 30 mil atendimentos por ano. As viaturas são novas e devem ser substituídas a cada dois anos e sem dúvidas vão melhorar o atendimento à população”, destacou comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Alessandro Borges.

O prefeito de Confresa, Ronio Condão, recebeu a unidade móvel de atendimento e contou que a cidade atende moradores de várias localidades da região.

“A ambulância traz mais agilidade ao atendimento das vítimas na nossa cidade e também em municípios vizinhos como Porto Alegre do Norte, Canabrava, Vila Rica e Santa Terezinha. Há menos de um ano contamos com equipe do Corpo de Bombeiros e Confresa e esta viatura vai somar com a qualidade do atendimento disponibilizado”, afirmou o prefeito.

bdd32994 b7eb 8e33 5ece 65323a42be6c?t=1552433104600

As viaturas são novas e devem ser substituídas a cada 2 anos, oferecendo melhor atendimento à população

De acordo com o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, o Corpo do Bombeiros do município tem atendido 150 ocorrências por mês. “Temos uma demanda significativa em relação aos acidentes de trânsito. O crescimento acelerado no números de veículos em circulação faz com que a demanda do Corpo de Bombeiros automaticamente aumente e esta estrutura por parte do governo é importantíssima”.

9334d3bd db5e b20e ca50 a64ca4ebe439?t=1552433107634

[Continua depois da Publicidade]

Comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, explica que resgate e atendimento pré-hospitalar representam grande demanda em Mato Grosso, com uma média 30 mil atendimentos por ano

 

Lucas: Bombeiros Militar recebe nova Unidade de Resgate

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.