Escola de Saúde qualifica 300 agentes para atuar em aldeias em Mato Grosso

O curso de qualificação realizado pela Escola de Saúde Pública (ESP-MT) será encerrado na sexta-feira 15.03, e após sua conclusão, 300 novos agentes estarão capacitados para atuar nos cincos Distritos de saúde indígenas do Estado: Araguaia, Cuiabá, Caiapó do Mato Grosso, Xavante e Xingu.

0

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), iniciou na quarta-feira (13.03), a II Oficina de Elaboração do plano de qualificação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan) para desempenhar o trabalho de prevenção de saúde nas aldeias.

Para realizar as oficinas e debater novas ideias, o evento conta com a participação do Ministério da Saúde e a cooperação de uma representante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Continua depois da publicidade

Dados do Ministério da Saúde mostram que 4.263 representantes indígenas, atuam no sistema AIS e mais 1.706 estão atuando no Aisan. Por isso, é importante a realização do programa de formação, que tem o objetivo de qualificar, fortalecer e organizar os serviços de atenção primária nos Distritos.

Uma das coordenadoras da qualificação da Unifesp, Sofia Beatriz Machado de Mendonça, disse que “hoje é um momento especial, damos um passo para operacionalizar este curso dos Agentes de Saúde. Então, este é o momento de fazer os combinados, um momento de concretização, e principalmente, de alinhamento das ideias com participação de todos neste processo”, relatou.

-Continua depois da publicidade ©-

A representante da Unifesp enfatizou que este tipo de curso cria uma ponte até os indígenas, garantindo uma proximidade no processo de trabalho, podendo modificar as práticas da realidade dos indígenas, garantindo uma qualidade do serviço.

A diretora da ESP- MT, Silvia Tomaz, relatou que este curso é especial pois “garante uma reflexão sobre à saúde da população indígena e envolve a participação deles na formulação de todo o desenvolvimento da formação”.

Serviços

A ESP/MT é o órgão executor da política de recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, e está integrada ao Sistema Estadual de Ensino.  A unidade fica localizada na Av. Adauto Botelho, 552, Bairro Coophema. Para mais informações entre em contato pelo número: (65) 3613-2323.





-Patrocinador-