Mais de 1 milhão de preservativos estão disponíveis nas unidades de saúde de MT

O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde aponta que existem pelo menos 866 mil pessoas vivendo com HIV e nem sabem que são portadoras do vírus.

Fonte: Redação CenárioMT

mais de 1 milhao de preservativos estao disponiveis nas unidades de saude de mt 5c7acee8c9e87

Para prevenir o aumento no número de casos de HIV e outras doenças, a Secretária de Estado de Saúde (SES/MT) já encaminhou à todas as unidades de saúde do Estado mais de 1, 5 milhão de preservativos para serem distribuídas gratuitamente neste período de carnaval.

Dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Covep) mostram que nos anos de 2016 a 2018, foram notificados 2.953 casos de HIV, são 26,2 casos para cada 100.000 habitantes. Além disso, a detecção de HIV entre os sexos mostrou que o maior número de casos foi detectado no grupo masculino. Em 2018, foram notificados 458 casos. Já em mulheres, o número é menor, foram notificados 249 casos.

O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (2018) aponta que existem pelo menos 866 mil pessoas vivendo com HIV e nem sabem que são portadoras do vírus. Essa situação representa um risco eminente, podendo ocorrer a disseminação da infecção. O levantamento mostrou ainda que nos últimos quatros anos (2015 a 2018), Mato Grosso registrou um total de 2.388 casos notificados, sendo que no ano passado, no grupo de homens, foram notificados 426 casos, e nas mulheres foram 647.

A coordenadora da Covep, Alessandra Morais, destaca que para conter o aumento de casos de HIV/AIDS é essencial o uso do preservativo pela população, principalmente no período de carnaval. Ela explilca que os trabalhos de orientação foram intensificados neste período serão mantidos. “As unidades de saúde começam sua preparação para a realização de testes nas unidades de saúde, não apenas para HIV/AIDS, mas também para sífilis e hepatite”.

[Continua depois da Publicidade]

Uso do preservativo

O preservativo, ou popularmente conhecido por camisinha, é o método mais eficaz para se proteger da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis e hepatites. O uso também evita uma gravidez não planejada.

Serviço

Os testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) podem ser feitos no Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac). A unidade fica localizada na Rua Ten. Thogo da Silva Pereira, 63, bairro Centro Sul, em Cuiabá. Para mais informações entre em contato pelo número: (65) 3613-2687 / 3321-4116.