Simpósio apresentará tecnologia utilizada na identificação das vítimas em Brumadinho

O evento será realizado pela Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica da Politec

Fonte: Redação CenárioMT

simposio apresentara tecnologia utilizada na identificacao das vitimas em brumadinho 5c71416daa44d

Dos dias 27 de fevereiro a 1º de Março, será realizado o I Simpósio Estadual de Identificação, com o tema “Tecnologias a serviço da identificação humana”, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá.

A palestra de abertura será na quarta-feira (27.02), às 15h30, com o papiloscopista da Polícia Federal Marco Antonio de Souza, sobre o uso de tecnologias na identificação das vítimas do desastre da Vale em Brumadinho (MG).

Ele irá apresentar um equipamento portátil de identificação biométrica desenvolvido por papiloscopistas da Polícia Federal que ganhou destaque nas ações de reconhecimento das vítimas.

O sistema Alethia, como é conhecido, faz o cruzamento das impressões digitais das vítimas encontradas com impressões armazenadas previamente em um banco de dados do próprio equipamento.

[Continua depois da Publicidade]

No dia 28 de fevereiro (quinta-feira), às 10h10, o evento irá discutir sobre quem pode usar e como usar o Nome Social, em mesa redonda com a participação do professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, Pablo Cardozo Roco, o presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB, Nelson Freitas Neto, e a bacharela em secretariado executivo Daniela Behrends Rodrigues.

No dia 1º de Março (sexta-feira), às 8h, o diretor metropolitano de Identificação Técnica da Politec, Aílton Silva Machado irá apresentar o novo modelo de documento de identidade, instituído pelo Decreto nº 9.278, de 5 de fevereiro de 2018.

O documento conterá o número do Documento Nacional de Identificação, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social, dentre outros dados.

O evento será realizado pela Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica da Politec, e reunirá profissionais de diversas áreas para discutirem tecnologias que podem ser usadas para o aprimoramento do serviço de identificação do Estado de Mato Grosso.

O público-alvo são os servidores da DMIT, papiloscopistas, estagiários e técnicos de desenvolvimento econômico e social, funcionários de Postos de Identificação e representantes de prefeituras municipais. As inscrições para o Simpósio estão abertas e podem ser realizadas neste link.

O Instituto de Identificação Dr. Aroldo Mendes Paiva, vinculado à DMIT, atualmente 140 municípios de todo Estado de Mato Grosso em Postos de Identificação.

De acordo com os organizadores, com esse evento, será possível reunir profissionais da área da Papiloscopia, servidores atuantes dos postos de identificação, bem como representantes dos governos de esfera municipais e estadual, e representantes da iniciativa privada ligados às tecnologias de identificação.