Setasc realizou mais de 4 mil atendimentos durante Ribeirinho Cidadão

Por 11 dias, evento organizado pelo Tribunal de Justiça e Defensoria Pública percorreu comunidades ribeirinhas de Mato Grosso.

Fonte: Redação CenárioMT

setasc realizou mais de 4 mil atendimentos durante ribeirinho cidadao 5c707455ccb55

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc-MT) realizou 4.471 atendimentos durante a etapa fluvial do Ribeirinho Cidadão. O projeto é uma realização do Tribunal de Justiça e Defensoria Pública de Mato Grosso e fez atendimento nos municípios de Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Poconé, além de mais de 30 comunidades.

Entre os serviços realizados, estiveram: emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito, hipossuficiência, CPF e cópias do CPF; fotos 3×4; plastificação de documentos; e carteira de trabalho. A Setasc também disponibilizou uma assistente social, que atendeu demandas do público em geral.

O número campeão de atendimentos foi para fotografia, com 2.058 atendimentos; seguido por plastificação de documentos, com 1.882; fotocópia de documentos, com 278; certidão de hipossuficiência, com 73; segunda via de certidão de nascimento, com 69 atendimentos; e carteira de trabalho, com 68 atendimentos.

“Esses números mostram exatamente o objetivo da secretaria ao participar do projeto: levar cidadania a lugares de difícil acesso geográfico. Muitas vezes, por estar em uma rotina de trabalho ou afazeres domésticos, o cidadão não consegue planejar uma ida até o local mais próximo para fazer um documento ou tirar uma fotocópia, nós estamos indo até ele e sabemos que o Ribeirinho Cidadão é muito aguardado por essas comunidades”, destaca a titular da pasta, Rosamaria Carvalho.

[Continua depois da Publicidade]

Parceiros

Além da Setasc, com os serviços citados, são parceiras do Ribeirinho Cidadão as seguintes instituições: Ministério Público, Defesa Civil, Marinha, Receita Federal, prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, cartorários, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Sesc Pantanal e Galvan Escola de Cabelereiros.