Aneel descarta risco de rompimento em quatro barragens de Mato Grosso

Fonte: Wesley Santiago-OD

1 215
Foto: Reprodução

Uma fiscalização feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontou que as quatro barragens que passaram por inspeção em Mato Grosso não apresentam anomalias que possam afetar a segurança delas. Em Mato Grosso, além destas quatro, outras dez ainda passarão por avaliação dos técnicos. A força-tarefa para analisar as estruturas se deu após a tragédia em Brumadinho (MG), que matou quase 200 pessoas.

Foram inspecionadas as seguintes barragens nos primeiros dez dias da ação: UHE Itiquira, localizada na cidade de mesmo nome; PCH São Lourenço, localizada em Juscimeira; PCH Primavera, que fica entre Poxoréu e Primavera do Leste e PCH Poxoréo, instalada no município de mesmo nome.

Ficou evidenciado que nenhum delas possui anomalias que possam afetar a segurança. A operação vai fiscalizar, in loco, até maio, as barragens de 142 usinas hidrelétricas em 18 estados. Depois dessa primeira etapa, a Aneel continuará, entre maio e dezembro, a inspeção presencial para totalizar 335 empreendimentos fiscalizados em 2019.

Das 21 usinas fiscalizadas até sexta-feira (22), oito foram inspecionadas pela equipe de fiscais da Aneel e 13 pelas Agências Reguladoras Estaduais conveniadas. Em Mato Grosso, a responsável foi a Ager (MT).

[Continua depois da Publicidade]

A fiscalização, comandada pela ANEEL, verificou a elaboração, pelos empreendedores, do Plano de Segurança de Barragens e do Plano de Ação Emergencial das usinas, em conformidade com a Lei 12.334, de 2010, e seu adequado cumprimento. Além disso, os servidores da Agência conferiram se os empreendedores realizaram as inspeções de segurança, as condições operativas das estruturas das usinas e seu estado de conservação.

Confira a lista de todas as 14 barragens de Mato Grosso:

Manso
Itiquira (Casas de Forças  I e  II)
Primavera
Juína
Salto
São Lourenço (Antiga Zé Fernando)
Ombreiras
Figueirópolis
Bocaiúva
Graça Brennand (Antiga Terra Santa)
Pampeana
Juba I
Poxoréo (José Fragelli)
Inxú