Você passa horas jogando videogame? Cuidado com a saúde!

Fonte: CenárioMT

voce passa horas jogando videogame cuidado com a saude 1386671

Os gamers podem passar horas e horas imersos em seus jogos e perder a noção do tempo. Mas os longos períodos em uma mesma posição expostos à luz da tela do computador podem acabar custando caro à saúde. Por isso, cuidar do corpo e da vista é essencial mesmo para quem não é um jogador profissional.

Confira algumas dicas para cuidar da saúde ao jogar videogames:

Nossa postura pode afetar nossos olhos

A preocupação com a coluna é uma constante tanto para gamers quanto para qualquer pessoa que passe muitas horas em frente a um computador. Mas poucos sabem que uma má postura não afeta somente a coluna, como também pode afetar a visão.

Para que os olhos não sofram junto com a coluna é preciso sempre ter em conta a distância do monitor, que deve ser colocado entre 40cm e 60cm do rosto do jogador, em uma altura similar ou abaixo da linha dos olhos. Alguns profissionais também recomendam colocar o monitor ligeiramente inclinado para trás.

Em momentos de muita concentração, os olhos ficam fixos e piscam menos, o que pode causar fadiga ocular. A melhor forma de preveni-la é exercitando os olhos, assim como fazemos com qualquer outra parte do corpo.

Piscar com frequència, por exemplo, ajuda a umedecer os olhos que podem estar ressecados depois de um longo período de jogos. Além disso, mantê-los fechados ajuda no descanso da vista. Recomenda-se aproveitar os momentos entre jogos para manter os olhos fechados e massageá-los suavemente.

Um bom equipamento pode evitar muitos problemas

A luz das telas, conhecida como luz azul, prejudica não só a visão como também a saúde. Por isso, muitos gamers optam por comprar óculos com o chamado filtro azul, responsável ​​pela proteção da retina. Mas estes óculos não são a única forma de proteção.

Hoje em dia, é cada vez maior o número de produtos que buscam proteger a visão do jogador. Um bom exemplo é a nova geração de monitores gamer com luz azul ultra reduzida, que previnem os riscos causados por uma longa exposição à tela.

Óculos, lentes de contato e luz natural

Os jogadores que usam óculos não devem esquecê-los nunca, nem mesmo ao usar tablets ou smartphones, já que isso sobrecarrega a visão. Os que usam lentes de contato devem redobrar a atenção já que seu uso prolongado pode intensificar os problemas de secura ou irritação nos olhos. Por isso, é sempre preferível o uso de óculos.

Outra dica importante é nunca jogar na escuridão total ou com uma exposição direta ao rosto ou à tela. A luz é outro fator importante a se ter em conta. Sua falta pode ser um problema, mas seu excesso também. Portanto, é melhor jogar em um ambiente com luz natural, ajustar o brilho do computador e evitar reflexos tanto no rosto quanto no monitor.

A comida também influencia

Pode parecer mentira, mas cada vez mais os gamers profissionais estão cuidando de sua alimentação, já que ela pode afetar diretamente a visão. Alguns nutrientes ajudam a manter uma boa saúde ocular como, por exemplo, as vitaminas A e C, que melhoram a saúde dos olhos e podem ser encontradas em frutas e legumes.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.