Sema constrói planejamento estratégico 2019/22

Definição da identidade organizacional será feita com a participação dos servidores

Fonte: Redação CenárioMT

sema constroi planejamento estrategico 2019 22 805377

Os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) irão atuar conjuntamente para elaboração do planejamento estratégico da Pasta de 2019 a 2022, que irá nortear todos os outros instrumentos de gestão como o Plano Plurianual (PPA) e o Plano de Trabalho Anual (PTA). Por meio de um diagnóstico, cada unidade administrativa irá indicar a missão, visão, negócio, valores, pontos forte e pontos fracos da pasta. A expectativa é que o planejamento e a nova identidade organizacional, incluindo mapa com objetivos estratégicos, sejam publicados em março.

De acordo com o secretário Executivo Alex Marega, este processo participativo é primordial na construção dos planejamentos, uma vez que os valores são definidos a partir da base e não ao contrário, para gerar engajamento dentro da instituição. O planejamento anterior também foi elaborado com participação dos servidores e o gestor deu como exemplo a construção de um dos valores mais importantes para a Sema que é “Preservar a vida”, uma vez que percebeu-se que antes de cuidar do meio ambiente, os servidores devem se preocupar em preservar todas as formas de vida.

Durante a apresentação feita aos gestores do órgão na última sexta-feira (15.02), o analista de meio ambiente ressaltou ainda que o planejamento estratégico feito para o período de 2015 a 2018 foi uma importante ferramenta para tornar a Sema referência em gestão sistêmica: “Além de sermos um exemplo de boas práticas em procedimentos de gestão, conseguimos, em um feito inédito, zerar os restos a pagar. O sistêmico da Sema abraçou a causa de melhorar os fluxos e processos para apoiar as áreas finalísticas”.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.