Jucemat recebe destaque nacional após modernizar e desburocratizar serviços

Apenas nove estados brasileiros têm os processos 100% digitais, entre eles Mato Grosso, que está recebendo uma comitiva do Amazonas esta semana.

Fonte: Redação CenárioMT

gestao da jucemat recebe destaque nacional apos modernizar e desburocratizar servicos 5c6d77250c920

A gestão e informatização da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) está servindo de exemplo para outros Estados do país. Nesta quarta e quinta-feira (19 e 20), a autarquia recebe a visita de uma delegação do Amazonas que veio conhecer o processo de implantação da Junta Digital. Há um ano os processos e serviços da Jucemat são todos digitais, realizados pela internet.

Com a Junta Digital, o Estado reduziu o tempo médio para a entrega de serviços, desburocratizando processos e, consequentemente, melhorando a vida do cidadão. Em 2016, o tempo médio para abertura de uma empresa era de 30 dias. Com a modernização do sistema, o empresário pode abrir uma empresa em duas horas.

A presidente da Jucemat, Gercimira Rezende, destaca que a adoção do novo sistema foi um divisor de águas para a instituição, que era acostumada a trabalhar com papeis e atendimentos presenciais. O processo envolveu toda a equipe, que precisou de treinamento e aceitção da mudança da rotina de trabalho.

“Tivemos a coragem de fazer essa mudança, com trabalho em equipe e servidores da casa empenhados, hoje somos 100% digitais. Receber colegas de outros estados e mostrar nossas práticas é motivo de orgulho para todos nós, estamos muito contentes em poder contribuir”, disse a presidente.

[Continua depois da Publicidade]

8e763686 0a7d 27f2 c490 993bcfe2ac9a?t=1550676707638

Roberta Veras Antonio, vice-presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas, afirmou que a visita técnica está sendo produtiva e destacou a gestão e a liderança no processo de transformação da Junta Digital. “Às vezes você tem a melhor ferramenta do mundo, mas se não tiver liderança e gestão, o trabalho pode não funcionar bem. Nós já estamos em processo para sermos 100% digitais também, mas é sempre relevante conhecer as boas práticas dos lugares que já deram certo”.

Gercimira relatou que também já esteve no Acre, a convite daquele Estado e sem ônus para Mato Grosso, apresentando a Junta Digital. Hoje apenas nove estados brasileiros têm os processos 100% digitais.

Com apoio do Sebrae, foi desenvolvido um software que integra todos os órgãos envolvidos na abertura de uma empresa e esse serviço foi oferecido às instituições de registro de comércio. Dessa maneira, Mato Grosso não teve custo para o processo de transformação digital.

Outra mudança importante com a implantação da Junta Digital foi no custeio da autarquia, reduzindo o consumo de papel, impressões e que também otimizou o espaço do prédio onde funciona a autarquia, já que não produz mais processos físicos.

Chat Online melhora atendimento

Além do sistema de cadastro digital, outra importante ferramenta que foi apresentada à equipe do Amazonas foi o atendimento ao cliente por meio do Chat. Em funcionamento desde janeiro deste ano, diminuiu o número de telefonemas e visitas presenciais de usuários.

4d952acc 1039 a3d0 60e9 800bf9616562?t=1550609658416

O serviço tem o objetivo de sanar dúvidas na hora de abrir e dar baixa nas empresas. A equipe de atendimento online é composta por cinco pessoas que atende em média 400 pessoas por dia.

Conforme o secretário-geral da Jucemat, Julio Müller, com o atendimento por este canal online, a qualidade dos processos melhorou, pois o cidadão entra com pedido de algum serviço já ciente de todas as exigências. “Também otimizamos o trabalho da Jucemat, que consegue atender mais pessoas e entregar um produto de melhor qualidade”.

[Continua depois da Publicidade]

Serviço

Qualquer informação sobre a autarquia pode ser acessada no site da Junta Comercial, por meio da página www.jucemat.mt.gov.br. Dúvidas na utilização do sistema podem ser sanadas pelo chat, no site e também pelo telefone: (65) 3613-9545/ 3613 9505.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.