Criança com paralisia recebeu alta há um mês e não pode ir para casa por falta de estrutura para serviço de home care em Mato Grosso

Fonte: TV Centro América

1 185
Foto: TVCA/ Reprodução

Uma criança de 10 anos que está internada no Pronto Socorro de Cuiabá desde julho do ano passado recebeu alta médica em janeiro, mas ainda não foi para casa por falta do serviço de home care. A casa dela, no Bairro São João, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, não tem estrutura para receber o serviço e precisa de reforma.

Izabelly Silva foi diagnosticada com diabetes aos 7 anos e, no ano passado, sofreu uma parada respiratória, perdeu a fala e teve paralisia do pescoço para baixo. Apesar de ter recebido alta após sete meses internada, ela só pode voltar para casa se tiver o home care.

A mãe dela, Cleia Silva da Costa, disse que entrou na Justiça para conseguir o serviço. No entanto, após uma vistoria na casa da família, a empresa responsável pelo home care constatou que o local não tem estrutura para receber o serviço.

A casa precisa de um banheiro, padrão de energia individual para o ar-condicionado e outros equipamentos. Além disso, é necessário fazer reparos no piso e no telhado.

[Continua depois da Publicidade]

Cleia disse que recebe apenas uma pensão de um salário-mínimo, devido a morte do marido, e não tem condições de realizar a reforma.

“Como ela já recebeu alta, quem está cuidando dele sou eu, mas tenho medo de que ela pegue uma infecção, pois os antibióticos não podem mais curar ela. Com isso, ela pode morrer. Não quero isso, quero levar ela para casa”, ressaltou.

Segundo Cleia, ela já recebeu algumas doações de telhas e madeiras para ajudar na reforma, mas ela não tem condições de pagar a mão de obra, pois tem mais três filhos, de 18, 14 e 12 anos, que dependem dela.

“O dinheiro dá só para nossa alimentação. Minha filha precisa se recuperar, ela pode até voltar a falar com acompanhamento de uma fonoaudióloga e uma fisioterapeuta, mas tudo é questão de tempo”, pontuou.

Apesar das dificuldades, Cleia disse que é uma mulher feliz ao lado dos filhos. Ela acredita que vai conseguir a reforma da casa para ter a filha mais nova de volta com eles.

“É uma situação muito difícil. Meu sonho é que ela volte a ser a criança que era, sei que é difícil, mas eu confio que tudo vai dar certo”, disse.