Chuvas intensas devem cair sobre Mato Grosso nessa quarta-feira

0

A intensa chuva que caiu sobre Mato Grosso nessa terça-feira (19) também pode ocorrer com bastante frequência nessa quarta-feira (20). A previsão e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

De acordo com o site Notícias Agrícolas, os estados de Goiás e Rondônia também permanecem em alerta de chuvas intensas.

Imagens de satélite apontam instabilidades em diversas áreas do Centro-Oeste. Mesmo volumosas, as pancadas de chuvas são escalonadas, prejudicando pouco o ritmo da colheita da soja.

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, destacou em entrevista ao Noticias Agrícolas que o corredor de umidade que provoca chuvas sobre maior parte do país ganhou força e pode provocar chuvas sobre o Centro-Sul do país pelo menos até final do mês.

Em Mato Grosso, na cidade de Sapezal tem tido chuvas de até 215,1mm. De acordo com dados do Inmet, tem registros de volumes acima de 100 mm em diversas áreas pelo país.

A condição mais úmida prevista em áreas centrais do cinturão do país foi prevista nos últimos dias. Essas chuvas chegaram até a maior parte das áreas produtoras e devem contribuir para o desenvolvimento da safrinha de milho, após condição adversa na soja.

“Produtores, no entanto, temem impactos com a colheita da soja. Dados do Imea (Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária) apontam que, até a última sexta-feira, 68,76% dos 9.619.692 hectares haviam sido colhidos. É o trabalho mais rápido da história”.

Em 2018, por exemplo, 44,96% das áreas de soja no estado estavam colhidas nesse mesmo período. A estimativa de produção de soja no estado deve totalizar 31,94 milhões de toneladas, com uma queda de 1,79% ante a temporada 2017/18.