Se você conhece um pouco do mundo da internet com certeza já deve ter ouvido o termo Botnet mas, para quem não sabe, “bot” é uma espécie de malware que permite hackear ou até crackear e obter todo o controle através do uso remoto de um pc afetado, ou seja, é uma espécie de vírus da internet. E o termo Botnet se caracteriza como uma rede de vários computadores infectados e que podem ser comandados remotamente obrigando-os a mandar spam, vírus ou outras falhas sem conhecimento e, claro, sem consentimento do dono do computador.

Os Botnets são desenvolvidos para serem usados em várias tarefas maléficas como ataques de navegação onde vários dispositivos acessam, por exemplo, um site ao mesmo tempo derrubando o servidor do site ou então para enviar mensagens de spam através da plataforma em questão. Há casos de uso em cliques fraudulentos onde os anúncios posicionados nos sites recebem vários cliques por scripts para fraudar dinheiro dos anunciantes. E, além disso tudo, eles ainda podem usar os dispositivos infectados para servir pornografia infantil ou outros conteúdos proibidos.

VPNs Gratuitas causam esses ataques

Os Botnets, normalmente, tem como alvo máquinas que não estão em uso, como por exemplo servidores antigos que não são utilizados frequente mas que continuam conectados à internet. Esse era o cenário mais tradicional para haver um “ataque”. No entanto, recentemente, foi descoberto uma nova tendência bastante preocupante de VPNs gratuitas que transformam usuários em Botnet.

É claro que todos nós fazemos uso de VPNs para várias finalidades. No entanto, é necessário bastante cuidado com a qualidade e confiabilidade do serviço escolhido por você porque, tal como mencionamos, várias VPNs gratuitas, inclusive famosas, já transformaram os usuários em Botnets.

E, além desse risco há ainda vários outros atrelados à VPNs gratuitas como:

  • Comprometimento da sua segurança
  • Rastreamento das suas atividades online
  • Bloqueio da Netflix (como serviço de outros países)
  • Limitação da quantidade de dados que podem ser utilizados por você
  • Redução da velocidade da sua internet
  • Bombardeios de anúncios indesejados

Como evitar ataques Botnet

Como já mencionamos, uma das grandes causas desses ataques é o uso de VPNs gratuitas. Então a nossa principal dica é para que você tenha atenção aos detalhes na hora de escolher esse serviço. Temos disponível, hoje em dia, várias empresas sérias que trabalham fielmente para atender os seus usuários da melhor forma possível, são empresas como a ExpressVPN’s, por exemplo, que garantem segurança e economia todos os usuários. Então sempre use uma VPN confiável para evitar transtornos e possíveis dores de cabeça no futuro. Sempre que for contratar esse serviço se atente aos seguintes itens:

  • Serviço de criptografia forte – para não ser hackeado ou crackeado
  • Política sem registros – para que seus dados não fiquem salvos e possam ser usados posteriormente
  • Conexões rápidas – essencial para qualquer fim que se destina o uso da VPN
  • Nenhuma limitação de banda larga – algumas empresas utilizam essa artimanha para ganhar usuários, fique atento
  • Suporte para diferentes sistemas operacionais – para que você possa usar o serviço tanto no seu computador como no seu tablet e celular.